quarta-feira, 2 de março de 2016

Secretária da Saúde de Ribeirão Bonito está atenda aos perigos que o mosquito transmissor da Dengue pode causar ao município

Quatro casos suspeitos de Zika estão sendo acompanhados.
Município luta contra o Mosquito da Dengue, Chikungunya e Zika

O Blog do Ronco conversou, nesta quarta(2) com a Secretária da Saúde de Ribeirão Bonito Maria Eliza Alboleia(foto) sobre a situação que o município enfrenta no combate do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Para Maria Eliza, o que se pode fazer está sendo feito dentro da autonomia da Vigilância Sanitária, órgão ligado à Saúde. Equipes estão sendo deslocadas diariamente fiscalizando residências em busca de criadouros.

"Infelizmente, apesar da forte divulgação sobre o problema, ainda encontramos muitos locais de criadouros nas residências", disse Maria Eliza. Segundo a Secretária da Saúde, as pessoas até estão fiscalizando, porém não de uma forma efetiva, e cita por exemplo,  o bebedouro para pequenos animais que as pessoas ao invés de lavar, estão repondo a água, e nesse caso a larva continua depositada no recipiente.

O lado positivo, ainda segundo Maria Eliza, é que não há mais a resistência por parte do morador em permitir a entrada dos agentes em suas residências.

Na semana que passou, foi realizado o "Dia da Faxina" que teve por objetivo, fazer uma varredura e limpeza em prédios públicos da cidade. O chamado arrastão está sendo feito sistematicamente pela prefeitura da cidade.

O Blog questionou a secretária quanto às lagoas de decantação de esgoto que estão a alguns quilômetros de distância da cidade, e a mesma disse que muito pouco se pode fazer naquele local pela dificuldade em fiscalizar uma área com muita quantidade de água e de difícil acesso, porém, mesmo sendo dessa forma, há a visita de equipe ao local periodicamente.

Nota da redação:O Blog do Ronco não vê outra maneira, que seja eficiente,  a não ser o esvaziamento das lagoas.

Quanto ao vírus Zika, Maria Eliza disse que ainda as informações sobre a doença são poucas e ainda confusas, como acontece em todo o país. "Tenho conversado muito com médicos para que possamos entender melhor e mais rapidamente sobre essa doença", finalizou a secretária. 

Os números da Dengue em Ribeirão Bonito
O Blog do Ronco conversou também com a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria Silvia Lozano Vannucchi(foto), que nos passou os números do "Ano Dengue" que começa em julho e termina em junho.

Os números atuais do Ano Dengue:
36 casos notificados
02 casos positivos de Dengue
04 casos suspeitos de ZIKA, sendo 1 homem e 3 mulheres(nenhuma gestante). Os casos suspeitos de Zika estão sendo acompanhados, e segundo Maria Silvia, passam bem.

Maria Silvia reforçou as palavras de Maria Eliza quanto à displicência que existe por parte dos moradores em suas residências numa fiscalização mais rigorosa  no combate aos possíveis locais de proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.

Zica: O diagnóstico de suspeita da Zica, segundo informou Maria Silvia,  pode ser fechado, através de algumas particularidades: Grosseiro no corpo, coceira, febre(pode ser baixa) e principalmente vermelhidão nos olhos.

O recado das duas profissionais entrevistadas, é para que a população não descuide um só minuto na fiscalização do mosquito do mal.

Fotos: Arquivo Ronco

Nenhum comentário: