quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Morre Benedito Seviero, o compositor de Boate Azul

    O vice-prefeito Marcos Rodrigues e o prefeito Fabrício com Benedito Seviero durante homenagem

Morreu na manhã desta quarta-feira (20), aos 84 anos, o compositor Benedito Onofre Seviero. Nascido em 20 de outubro de 1931, no então distrito de Trabiju, município de Boa Esperança do Sul, Seviero tem mais de mil composições gravadas por diversas duplas, trios e cantores brasileiros. O sucesso que mais marcou a sua carreira foi a música “Boate Azul”, gravada originalmente pela dupla Joaquim e Manuel.

Benedito Seviero começou escrever música aos 18 anos, sendo que sua primeira composição, “Santa Cruz da Serra”, é de 1949, que foi gravada em 1952. A música lembra as Santas Missões realizadas em 1949, quando foi erguido o cruzeiro em Trabijú, que na época era distrito de Boa Esperança do Sul. Trabiju tornou-se município em 1997.

A partir daí, Seviero não parou mais e compôs por volta de três mil musicas. Mil delas foram gravadas, destacando-se a “Boate Azul”, com mais de uma centena de gravações no Brasil e também no exterior.

No dia 30 de março de 2013, Benedito Onofre Seviero recebeu da Câmara Municipal de Trabiju o título de Cidadão Trabijuense, na ocasião entregue pelo presidente do Legislativo, Giovani Ferro. Na oportunidade, recebeu das mãos do prefeito Fabrício Vanzelli um cartão de prata de honra ao mérito e agradecimento pela divulgação do nome de Trabiju por todos os lugares por onde passou.

Ao saber do falecimento do ilustre compositor e cidadão trabijuense, o prefeito Fabrício Vanzelli decretou luto oficial por três dias no município, ordenando que as bandeiras permaneçam a meio pau em sinal de respeito a esse cidadão que encheu de orgulho a população.” Me senti honrado em estar prefeito no momento em que a cidade prestava justa homenagem concedendo o título de cidadão ao grande Benedito Seviero. Me sinto muito triste nesse momento de dor pela perda dessa pessoa que só nos deu orgulho. Por esse e outros muitos motivos decretei luto oficial pela perda dessa pessoa exemplar. Trabiju e a música sertaneja estão de luto”, declarou Fabrício.

O corpo de Benedito Seviero foi velado em Santo André e o sepultamento foi realizado no cemitério de Camilópolis naquela cidade.
Colaborou: Antonio Teixeira

Nenhum comentário: