terça-feira, 8 de dezembro de 2015

A cana cede espaço para outras culturas na região de Dourado

 Lavoura de soja

Em face das dificuldades que passa o setor sucrooalcoleiro e atingindo em cheio os produtores de cana de açucar,  na região já é possível afirmar que a tendência atual é a volta do plantio de outras culturas como o milho e a soja. 

Uma das usinas situada a poucos quilômetros de Dourado e Ribeirão Bonito, devolveu parte das terras aos seus proprietários não mostrando mais interesse em continuar com a parceria. Parte desses produtores optaram por plantações diversas que não  a cana de açucar.

" Sempre plantei cana, agora estou vendo meus vizinhos partirem para outras culturas, quero acompanhar de perto, pois estou muito preocupado com o futuro da cana", disse um produtor de Dourado.

2 comentários:

Elvio disse...

O cultivo de novas lavouras pode mudar o perfil de nossa região. Temos bons solos, topografia adequada e boa precipitação. O que precisa são os produtores saírem da "zona de conforto", ou seja, durante anos plantaram apenas uma cultura que exige pouco trato ou arrendaram suas terras e afastaram-se do cultivo.
Minha opinião é que a monocultura da cana de açúcar só gerou pobreza para os municípios, com pouca arrecadação e muita despesa com migrantes de baixa renda.
Tive vasta experiência em pequenos municípios prósperos com a agricultura diversificada, dividida por muitos produtores e sem o monopólio de uma Usina que nada consome no município.
Com a diversificação, a venda de máquinas, implementos, insumos, transporte e tudo mais ligado a produção, inclusive beneficiamento e armazenamento, passam a circular pelos municípios gerando renda e empregos.
Sou otimista sobre essa mudança e sobre o novo perfil que pode transformar essa região.

Loiza Costa disse...

Talvez seja a chance, a oportunidade de surgirem empregos na agricultura.