sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Gessy Fonseca, talentosa atriz que marcou época no rádio e tv

Gessy Fonseca , atriz e dubladora brasileira, iniciou sua carreira em 1941 na Rádio Record em rádioteatro com Octávio Gabus Mendes e Manoel Durães. De 1947 a 1956 trabalhou na Rádio Bandeirantes.

                                                          Gessy Fonseca

Tive o prazer em conhecer Gessy Fonseca em um momento triste, no velório do amigo Geraldo Blota na Câmara Municipal em São Paulo. Percebi que conhecia Gessy de algum lugar. Estava colhendo um depoimento do jornalista e radialista Joseval Peixoto, quando a Gessy se aproximou e ouviu Joseval em seu depoimento emocionado sobre o companheiro de grandes jornadas esportivas, o GB.
                                             Gessy no velório de Geraldo Blota

Ao término desse depoimento, Gessy se apresentou a mim e logo constatei que realmente era da TV o rosto conhecido. Gessy me mostrou uma foto de um grupo de atores de rádio novelas. Quando vi a foto não sabia de que maneira  copiá-la dada a dificuldade do local onde nos encontrávamos. A única forma que encontrei foi fotografá-la com minha Nikon.
 Joseval Peixoto conversando com Dagmar Blota, filha de GB pouco antes de seu depoimento
 O registro de Gessy Fonseca no velório do companheiro de teatro, Geraldo Blota

Gessy foi nomeando um a um dos que estão na foto, acontece que não estou encontrando essa marcação. Posso garantir que são nomes expressivos do teatro do passado. Fingindo executar o violoncelo está o Geraldo Blota. E a jovem que aparece abaixada ao lado esquerdo do GB é Gessy Fonseca.
  Atores do rádio teatro

Gessy Fonseca  É uma atriz e dubladora brasileira.
Iniciou sua carreira em 1941 na Rádio Record em rádioteatro com Octávio Gabus Mendes e Manoel Durães. De 1947 a 1956 trabalhou na Rádio Bandeirantes.

Recebeu o Prêmio Roquete Pinto, em 1955. Em 1956 trabalhou na Rádio Nacional do Rio de Janeiro fazendo radionovelas. Em 1958 foi para a Rádio e TV Record, e Rádio São Paulo, fazendo radionovelas e telenovelas. Foi a Dona Lola na primeira versão de Éramos Seis, em 1962, recebendo o prêmio de Melhor Atriz. Também participou como atriz coadjuvante no seriado infantil A Turma dos Sete por mais de um ano.

Iniciou-se em dublagem em 1961. Participou da dublagem de "Caiçara", o primeiro filme nacional dublado, sob direção do italiano Adolfo Celi. Dublou, entre outros, a Mulher Gato no seriado Batman e a Tia May do Homem-Aranha. 

Participou de novelas na Globo ("Fogo sobre Terra", no papel de Celeste Gonzaga, suposta mãe da personagem de Regina Duarte ), SBT ("Meus filhos, minha vida"), e Bandeirantes ("O Todo-Poderoso").

Participou do filme Mulher Desejada, de 1978, no papel de uma das mulheres que agridem a protagonista, Luíza (Kate Hansen) na sessão de psicoterapia em grupo.

Recentemente participou dos curtas-metragens Avós, de Michael Wahrmann, Duas Vidas para Antônio Espinosa, de Caio D'Andrea e Rodrigo Fonseca, e Velharia, de Andreia Fischer.

Uma placa em homenagem aos seus 60 anos de trabalhos ininterruptos está atualmente no saguão do Theatro São Pedro, em São Paulo. A voz de dona Benta do sítio do pica pau amarelo é de Gessy Fonseca.(Wikpédia)

Um comentário:

Miguel Sampaio disse...

Parabens para esta grande Atriz e Dubladora esquecida pela maldita mídia mais por aqui meus parabéns pelos seus 94 anos - Gessy Fonseca (São Paulo, 13 de março de 1924) é uma atriz e dubladora brasileira. Em 2014, era a dubladora mais antiga do Brasil, com 90 anos, mas acabou perdendo depois para Orlando Drummond.