sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Utilidade Pública - POLIOMIELITE (Paralisia Infantil)



POLIOMIELITE (Paralisia Infantil)

        A doença é infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.
        No Brasil, o mês de março de 1989 foi marcado pela notificação do último caso de poliomielite no país, doença conhecida como paralisia infantil. Em 1994 o país recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a certificação de área livre de circulação do poliovirus selvagem do seu território, juntamente com os demais países das Américas. No entanto, a não-ocorrência de poliomielite na Região das Américas não é o suficiente, pois pode ser reintroduzida na região através do fluxo de viajantes oriundos de países nos quais ainda há circulação do poliovírus selvagem.  Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que entre os anos de 2013 e 2014, 10 países registraram casos da doença e, na sua maioria, decorrentes de importações do poliovírus selvagem de países endêmicos, como Afeganistão, Nigéria e Paquistão, ou de países não endêmicos, como Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria, Etiópia e Kênia.
        Nós, rotarianos, temos uma enorme responsabilidade alertando a população de nossas cidades, para que as crianças de 6 meses até 5 anos compareçam a qualquer Posto de Saúde, com a carteira de vacinação, para garantir sua imunização de 15 a 31 de agosto, conforme calendário do Ministério da Saúde e que recomenda a utilização do cartaz anexo.
Vamos multiplicar esse cartaz que segue anexo através de e-mail a seus amigos e parentes e através das mídias sociais, Facebook, Instagram pedindo a todos que compartilhem. Quanto mais pessoas forem informadas, mais crianças serão vacinadas e ficarão protegidas desta terrível doença.

Adelino José Francisco                          Fernando Jorge V. Roselino
Governador 2015-16                                Gov. 2011-12 - Comissão PolioPlus


Nenhum comentário: