terça-feira, 7 de abril de 2015

Câmara de Ribeirão Bonito se mostra amadurecida

Após algum tempo fora das atribuições de acompanhamento dos trabalhos da Câmara Municipal de Ribeirão Bonito, ontem retornei ao prédio do Banco do Brasil onde funciona no andar superior o Legislativo local. A diferença notada ao chegar foi a falta da bela máquina de café, que na realidade não era somente a bebida mais tradicional do país que o "robô" oferecia aos visitantes, mas também o chá, chocolate, capuccino e outras mais. Mesmo sem esse equipamento, as antigas garrafas térmicas voltaram a se apresentar. Não sei se por corte de contenção de despesa atendendo ao momento delicado que o Brasil passa ou até mesmo por manutenção, mas a realidade é que ela não estava mais à disposição.

Mas longe de se tratar do principal assunto nesta postagem, mesmo porque não era somente a máquina de café que impressionava os visitantes, mas também as instalações do plenário atual que  são amplas e confortáveis para todos que costumam frequentar o local , cujo prédio é de propriedade do Banco do Brasil, até quando a instituição emprestar as acomodações ao parlamento local.

Logo ao chegar fui questionado por uma moradora que acompanhava os trabalhos dos vereadores já iniciados, se eu  sabia do projeto que que tramitava na casa que diz respeito a contratação de um profissional para ocupar o cargo de assessoria de imprensa para a câmara e consequentemente aos vereadores. Como disse no inicio desta postagem, por algum tempo, ou muito tempo, fiquei ausente do cenário político da cidade, portanto não acompanhei as discussões e o teor desse projeto.

Fui muito bem recebido por alguns vereadores, entre eles o Presidente Marcelo Lollato e os vereadores Marcelo Palone e   Manoelito da  Silva Gomes , este último ao ocupar o púlpito durante tema livre lembrou da minha ausência me desejando boas vindas, o que achei elegante de sua parte.

Ouvi atentamente as oratórias da vereadora Renata Magalhães, do vereador Manoelito e do Presidente Lollato. Sem entrar no mérito e na análise do que falaram, mesmo porque teria que ter um retrospecto de sessões anteriores para aqui poder opinar e reportar aos leitores deste blog o conteúdo e a intenção de cada vereador, porém  o que vi e ouvi, acabou por me mostrar que há um amadurecimento dos vereadores no comportamento durante os trabalhos do legislativo.

Manoelito no tema livre,  me pareceu firme, claro e muito objetivo em suas explicações e cobranças. Nesse último quesito, mencionou a limpeza da cidade como deficiente e que estará atento ao contrato entre a empresa que presta tal serviço e a prefeitura. Para o vereador, o serviço está deixando a desejar.

Como o próprio tema descreve o momento como  "livre", cada qual traz o seu discurso que pode  se traduzir em críticas, elogios, agradecimentos, cobranças, promessas etc. Marcelo Lollato é conhecido por ter oratória eloquente e impecável, haja vista que profissionalmente ocupou cargo de diretor e também de comentarista político em programas radiofônicos de emissoras importantes da região.

A vereadora Renata Magalhães enquanto esteve com a palavra, se mostrou um pouco  alterada em alguns momentos, porém muito objetiva.  Exigiu respeito, cobrando pessoalmente que seja chamada pelo nome de batismo e não pelo cargo que ocupa tanto na área da educação como  na política. Como disse, não posso opinar o porque a parlamentar discorreu sobre o assunto, com certeza se deve a reflexo de acontecimentos ocorridos em sessões anteriores.

Voltando ao presidente Marcelo Lollato, o parlamentar deixou claro a todos enquanto se  ocupou do tema livre, que sempre respeitou os seus pares com a máxima elegância e educação. Muitos balançaram a cabeça em sinal de concordância com as palavras do presidente. Com a maestria na elaboração das palavras que lhe é peculiar, ainda acabou por "cutucar" profissionais da imprensa local.

Enfim, a avaliação que faço, ainda que bem superficial, é que o Legislativo de Ribeirão Bonito  se mostrou amadurecido e, que seus integrantes estão prontos e bem  preparados. 
Ronco 
 


Nenhum comentário: