quinta-feira, 19 de março de 2015

Trabiju vacina as meninas contra o HPV

O Departamento de Saúde de Trabiju realizou na quinta-feira (19), nos períodos de manhã e tarde, na EMEF Alfredo Evangelista Nogueira, a vacinação contra o HPV. Foram vacinadas as meninas de 9 a 11 anos, que apresentaram a autorização dos pais. Segundo Wiliam Letice,responsável pelo Departamento Saúde do município, foram vacinadas 40 meninas. Letice alerta que as meninas somente ficarão totalmente protegidas após a segunda dose da vacina, a ser dada em seis meses após a primeira. Lembra, ainda, que o vírus HPV é a principal causa do câncer do colo de útero, terceiro tipo mais frequente entre as mulheres, atrás apenas do de mama e de cólon e reto.

Proteção
O Ministério da Saúde adquiriu 15 milhões de doses para o primeiro ano de vacinação. A vacina utilizada é a quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos (6, 11, 16 e 18) do HPV, dos quais dois (subtipos 16 e 18) são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo.
Usada como estratégia de saúde pública em 51 países, a quadrivalente é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem eficácia de 98% contra o vírus HPV.
A vacinação é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. Ela não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.
O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos.

HPV
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relações sexuais. Por tratar-se de um vírus que se transmite com muita facilidade, considera-se que o HPV seja a infecção sexualmente transmitida mais comum no mundo, com quase todas as pessoas sexualmente ativas tendo contato com o vírus em algum momento da sua vida.
Na grande maioria, o HPV cura-se espontaneamente, mas em algumas mulheres eles produzem lesões que podem desencadear o câncer de colo do útero.
O HPV também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estima-se que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido ao câncer de colo do útero. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4,8 mil óbitos nesse ano.

Segundo o prefeito Fabrício Vanzelli, o município de Trabiju vem aderindo a todas as campanhas promovidas pelo Ministério da Saúde no que diz respeito a orientação, prevenção e vacinação contra todos os tipos de doenças que possam afetar a população. “A função do prefeito,além de correr atrás de verbas e construir obras, é também se preocupar com a saúde e bem-estar da população. Por isso, dei carta branca para nosso Departamento de Saúde colocar em prática todas as campanhas oferecidas pelos governos federal e estadual no que se refere a área da saúde”, falou o prefeito.

Nenhum comentário: