segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Prefeitura de Dourado faz alerta para o uso econômico da água

Com pouca chuva, o interior do Estado de São Paulo vive a maior seca dos últimos tempos.
O calor aumenta, depois fecha o tempo, faz muito vento e nada da chuva. E as esperanças dos douradenses vão "por água a baixo".
 
Nessa época de seca, o que devemos fazer é ficarmos atentos sobre a utilização da água no nosso dia a dia. A Prefeitura Municipal de Dourado traz algumas dicas de como você pode economizar a água:
 
- Na hora do banho 5 minutos são suficientes para higienizar o corpo. Fechando o registro na hora de se ensaboar a economia é maior. A água que cai do chuveiro também pode ser reaproveitada para lavar a roupa ou qualquer outra atividade da casa. Para isso, deve-se colocar um balde ou bacia embaixo para armazenar a água.
- Não demorar ao lavar o rosto e ao barbear. Ao lavar o rosto em 1 minuto com a torneira meio aberta, uma pessoa gasta 2,5 litros de água. E ao se barbear em 5 minutos gastam-se 12 litros de água. Ao economizar o consumo cai para 2 a 3 litros.
- Ao escovar os dentes, sempre molhar a escova e fechar a torneira na hora da escovação, e enxaguar a boca com um copo de água. Fazendo isso consegue economizar mais de 11,5 litros de água.
- Privada não é lixo, portanto nunca jogue lixo nos vasos sanitários e nunca acione a descarga à toa. Mantenha a válvula da descarga sempre regulada e conserte os vazamentos assim que eles forem notados.
- Ao lavar a louça, primeiramente limpe os restos de comida dos pratos e panelas com a esponja e sabão e só depois abra a torneira para enxágua-los. Ensaboe tudo que tem ser lavado e abra a torneira novamente para novo enxágue.
- Na hora de higienizar as frutas e verduras utilize cloro ou água sanitária de uso geral, uma colher de sopa para um litro de água, por 15 minutos. Depois coloque 2 colheres de sopa de vinagre em um litro de água e deixe por mais 10 minutos, economizando o máximo de água possível.
- Acumule roupas e lave de uma só vez. Uma máquina de lavar de cinco quilos gasta, em média, 135 litros de água independente da quantidade de roupas sendo lavadas.
- No mercado existem produtos específicos para retirada das sujeiras mais visíveis que podem ser aplicados a seco, portanto antes de abrir a torneira é interessante utilizar esses produtos diretamente nas áreas afetadas.
- Para pequenas quantidades de roupas utilize o tanque, quando o volume de roupas não é suficiente para encher a máquina o tanque é a melhor opção. E lembre-se de fechar a torneira na hora de ensaboar as roupas.
- Reutilize a água da lavagem de roupas para lavar jardins, banheiros e a área da lavanderia. Aproveite para colocar essa sobra em baldes e use-a da melhor maneira.
- Adote o hábito de usar a vassoura ao invés da mangueira para limpar a calçada. Lavar a calçada é um hábito comum e que traz grandes prejuízos.
- Na hora de lavar o carro, use um balde ao invés da mangueira.
Com essas dicas você irá ajudar e muito a amenizar a atual situação, e ainda sentirá uma grande diferença no bolso.
Economize água, economize vida!!!

Nenhum comentário: