quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Criação de novos municípios

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei que devolve às Assembleias Legislativas o poder de avalizar a criação de novos municípios. Tal prerrogativa havia sido suspensa em 1996 por meio de uma emenda constitucional. O texto, proposto em 2002, também determina critérios para a fusão, incorporação, criação e desmembramento de municípios. A matéria segue para sanção ou veto da presidente Dilma Rousseff.

De acordo com o relator da matéria, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), a proposta aprovada permitirá a criação de 188 municípios. Pelas novas regras, para dar início ao rito de fundação de novas cidades, é necessário o encaminhamento de um pedido para a Assembleia Legislativa do estado com apoio de pelo menos 20% do eleitorado da unidade da federação.
(Marcela Mattos, de Brasília)
Fonte: Veja

Um comentário:

Elvio disse...

Não tem jeito mesmo! Enquanto não dermos um choque no Legislativo a situação somente vai piorar.
Projetos de reforma política, reforma tributária, reforma administrativa, nem pensar!
Agora, quando avançam um pouco como foi no caso da lei de Responsabilidade Fiscal (que já estão mexendo para pior!), redução do número de vereadores nas Câmaras Municipais, que ninguém sentiu falta (e já conseguiram aumentar novamente!), proibição de novos municípios que só geram despesas (que já está sendo alterada!), em breve, não se surpreendam com a Lei da Ficha Limpa!!!