sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O tema Segurança Pública levou mais de 150 pessoas ao salão de festas da Aparecida em Dourado

População se interessa pelo tema e comparece em peso em evento

 Mais de 150 pessoas compareceram à reunião com o tema Segurança Pública
 Coronel Jackson Justus fala à platéia atenta

 Dificilmente uma reunião começa no horário marcado, por  pura falta de público. Em Dourado foi diferente, o início foi pontual, às 19h30, como marcava o panfleto distribuído na cidade, pois o salão já apresentava um número considerável de participantes. Mais alguns minutos, novas cadeiras tiveram que ser colocadas, pois os 80 lugares iniciais foram insuficientes. A última contagem passava das 150 pessoas que deixaram o conforto de seus lares para ouvir, dialogar, questionar e até mesmo cobrar as autoridades presentes.

Fizeram parte da mesa diretora, as seguintes autoridades: Prefeito Edmur Buzzá, Presidente da Câmara Toninho de Oliveira e os Policiais Militares: Coronel Jackson Justus, Major Paulo Wilhelm, Capitão Luiz Alberto Andrade de Almeida e Sargento Carini. Na platéia outros seis vereadores faziam parte da primeira fila: Miguel, Evandro, Mario, Tânia, Juninho Roganti e João Casare. Ao lado estava o vice-prefeito João Fantim.
O Coronel Justus iniciou a reunião explicando a todos os números do efetivo do Estado de São Paulo, reconhecendo que há uma defasagem de policiais em todo o Estado. Disse também que em breve poderá contar com a formatura de alguns policiais que estarão à disposição para serem divididos em todas as áreas que estão sob o seu comando.
Coronel Justus tem dito em todas as reuniões onde participa que seu trabalho prioritário é o preventivo. Em Dourado não foi diferente, bateu na mesma tecla chamando a atenção de todos para que se utilizem do 190 em qualquer situação de suspeita.
A Atividade Delegada, a que coloca em serviço policiais militares que estão de folga, mereceu por parte do Coronel, uma minuciosa explicação. Em seguida, o prefeito de Dourado, Edmur Buzzá foi questionado pelo Blog do Ronco, o que achava da Atividade Delegada e de uma possível formação de guarda municipal na cidade.
O prefeito Edmur de cara já descartou a possibilidade de formação de uma guarda municipal, pois para o chefe do Executivo, acarretaria em tempo de formação, os mesmos não poderiam portar armas e que na eventualidade de um guarda se machucar a complicação seria enorme.
Quanto à Atividade Delegada, deixou claro que é favorável, porém com ressalvas de que esse projeto está sendo estudado com o Departamento Jurídico, se é possível implantar essa atividade e, também, com o Financeiro para verificar a viabilidade econômica do projeto.
Sessão de Perguntas
 Sete vereadores compareceram à reunião
Muitas perguntas foram dirigidas pelos presentes e até mesmo pelo Blog do Ronco. Uma dessas perguntas teve a participação de vários munícipes, cada qual emendando um fato ao mesmo tema: Perturbação do sossego, através de automóveis com o volume de seus rádios e toca-cds acima do permitido. Escapamentos de motos, freadas, arrancadas etc. A explicação veio do Capitão Andrade que mostrou aos presentes que a PM não tinha como multar esses condutores, pois no município não há o convênio entre prefeitura e PM para que policiais possam agir. “Quando isso acontece, o policial pede para o condutor baixar o volume, o que é feito. É só a polícia virar a esquina, o volume volta a ser alto”, disse o Capitão da PM.
Ficou claro para todos que o convênio é uma necessidade em Dourado. Outros exemplos de cidades vizinhas foram mencionas como o caso de Ribeirão Bonito onde o índice daqueles que abusam do som alto diminui bastante.
Vereadores foram questionados sobre o projeto que tramitou no Legislativo, porém não foi aprovado. Como na reunião havia sete, dos nove vereadores do Legislativo, o compromisso foi firmado em fazer um novo projeto para que possa ser novamente apreciado.
Esse assunto do barulho generalizado mereceu boa parte das discussões na reunião, mostrando a todos que esse é um problema que a população quer ver resolvido de uma vez. Um morador da área rural se exaltou pressionando o prefeito Edmur a dar uma solução para o caso. Na realidade Edmur não entendeu que o assunto era o barulho generalizado, pensou tratar-se ainda da discussão anterior da Atividade Delegada. Um pequeno mal estar foi criado, mas logo a reunião teve prosseguimento com mais perguntas.
Algumas reclamações com atendimento de policiais foram mencionadas, no que se refere à agilidade no atendimento do chamado de uma viatura. Para o capitão Andrade, o serviço poderia ser melhor caso houvesse mais policiais e mais viatura na cidade. Voltou a citar a Atividade Delegada como uma solução para o problema.
Resumo
Muitos elogios foram feitos à  organização do evento e a disponibilidade das autoridades ali estarem presentes. “Nunca houve uma reunião tão proveitosa como essa aqui em Dourado”, disse Ana Maria.
“Foi muito positiva”, disse Euclides. Para Manoelito, é necessário mais reuniões como a realizada.
Nota do Blog: Agradeço a presença dos policiais militares, do prefeito Edmur, do Vice João Fantim, dos sete vereadores e da população em geral.
Correção: Quero corrigir um erro quando disse ao prefeito que teria dito à EPTV que Dourado não havia estrutura para Saúde, Segurança e Educação. Na realidade, o que o prefeito disse foi que não havia estrutura para Saúde, Segurança e Trabalho, porém ganharia em qualidade de vida.

31 comentários:

EMILIO MINUTTI disse...

Obrigado Ronco por auxiliar nesta reunião que esclareceu a operação delegada.Parabéns a todos sem excessão a todos os presentes nos quais mostraram interesse em achar a solução do problema.Com respeito, organização e vontade politica, todos teremos a Dourado que queremos.
Mais uma vez PARABÉNS A TODOS OS QUE PARTICIPARAM!!!!

Ines disse...

Estive lá com a D.Wal a impressão que eu tive é que Dourado está passando por tudo o que nós ja aguentamos em Ribeirão Bonito.
para quem participou da reunião,o seguinte não tenham medo de fazer o boletim de ocorrencia ,exijam que se faça ,pegue no batalhão uma cópia e leve na delegacia ,isto vai parar na mão da promotoria.isto resultará em punição como por exemp. cestas básicas quem sabe a santa casa daí até sairá lucrando.SE NÂO FIZER O BOLETIM DE OCORRENCIA ENTENDE-SE QUE ESTÀ TUDO BEM então não haveria nescessidade de mais policiamento e viaturas
lutem pelo seus direitos
valorizem o CONSEG de sua cidade
foi assim que resolvemos MUITOS problemas em Ribeirão Bonito
Parabéns ao Jornalista SERGIO RONCO
a reunião foi muito proveitosa
ines

Paula disse...

Confesso que não iria a reunião. Fui e gostei demais. Vi a população exigir os seus direitos. Reunião de primeira qualidade. Deveríamos ter mais reuniões desse tipo, quem sabe Ronco, uma da Saúde?
Mérito seu Ronco.

Marquinho disse...

Ouvi dizer que o Edmur não iria. Achei ótimo que ele como prefeito ouvisse os anseios da sociedade. Parabéns ao blog do ronco

Nair disse...

Entendi melhor a Atividade Delegada. Acho que vale a pena

douradense disse...

Vamos ver se os vereadores se mexem agora heinn

Tata disse...

Ronco, não deixe de cobrar os resultados dessa reunião, senão fica o dito pelo não dito. Veleu o seu esforço.

Duarte disse...

Com a palavra os senhores vereadores. Vamos aprovar a Lei Delegada e o convênuio também. A voz do povo é a voz de Deua e pronto

DD disse...

Gostei! Ao menos as autoridades responderam aos nossos questionamentos. Gostei da participação do Dr. Edmur. Falou o que podia e o que não podia. Não escondeu nada de ninguém

Delega disse...

Puxa, não vi nenhum funcionário público. Será que eles não tiveram interesse no assunto?

Anônimo disse...

disso tudo o mais proveitoso foi o interesse da população em procurar o melhor para cidade .......(fiquem mais ligados senhores vereadore) ....(*_*)

Tiririquinha disse...

Ronco, que tal abrirmos a mala preta da Saúde?

marcos semencio disse...

bom dia sergio td bem?ja k ja resolveram parte do assunto segurança ,venho aki falar outro assunto e perguntar pra vc pois sou leigo nessa parte,a dias a traz saiu um assunto no blog das estradas municipais ,fasso usso direto da estrada k liga dourado a brotas em cidades grandes se vc quebra seu veiculo em um buraco da sabesp ou na rua a pessoa entra na justiça e ganha o processo sendo reçarcido do dano gostaria de saber o porke a prefeitura de dourado ja k nao possui uma patrol nao aluga ou empresta uma pra arrumar essas estradas em vesporas de carnaval dourado recebera muitas pessoas de diversos lugares principalmente da capital prara se hospedarem principalmente na bela vista ,so uma pergunta :nao pagamos nosssos impostos?e o porke o descaso com nossas estradas a ultima vez k arrumaram as estradas foi no começo de dezembro essa estrada ta pessima ,k dourado ta pesimo pra se viver td mundo sabe mas sera k nem arrumar essa estrada a prefeitura e capaz?sera k a rua do senhor edemur tbm esta cheia de buracos?so tmos o senhor pra fazer algo por nos pois o resto da populaçao nao tem a força k o blog do ronco possui ,obrigado ass marcos

Wal disse...

Tamém gostei da participação de muitos moradores.
A sociedade unida tem mais força para reinvindicar seus direitos.
Não deixe de denunciar o que você ver de errado na cidade.
Só assim a policia pode agir e punir culpados.
Parabéns povo de Dourado.
É isso ai. O velho ditado já diz:
A união faz a força

cidadão douradense disse...

Parabéns a Polícia Militar pela iniciativa, bem como ao Jornalista Sergio Ronco pelo brilhante trabalho. Gostei da quantidade de pessoas que participaram da reunião e acho que poderia ser um número maior de pessoas presentes, pois segurança pública é um dever não só do estado e da prefeitura e sim de todos. Achei a reunião proveitosa e acredito que a tal atividade delegada vai dar muito certo na cidade....

Luciana disse...

Soube que na reunião e ontem foi levantado o problema das drogas entre os jovens em Dourado. Seria bom pensar em ocupar o tempo livre desses jovens através de formação. Sei que o SENAI e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) fazem convênios com prefeituras. Há décadas os jovens que querem ter uma formação têm que sair de Dourado. Por não pensar em trazer a formação p/ aí? Isso também ajuda a aumentar a segurança. Acho até possível conseguir uma reunião com o sr. Luiz Gustavo Coppola, superintendente do CIEE para o interior de São Paulo para saber o que se pode fazer. Fica como sugestão. Os sites do SENAI e do CIEE estão a seguir:
http://www.ciee.org.br
http://www.sp.senai.br/Senaisp/Institucional/121/0/Responsabilidade-Social

Para cidadão douradense disse...

Meu amigo, não foi iniciativa da PM e sim do Sérgio Ronco, presta atenção...

ELD disse...

Ronco na sua correçao nao ha uma qualidade de vida sem estrutura de saude segurança e trabalho ninguem ganha qualidade faltando os itens mais importantes e como um carro ele nao anda sem as 4 rodas e ninguem vive bem sem uma saude boa desculpa sou contra que o prefeito disse.
obs adoro acessar o blog do ronco pois acesso cada meia hora pra ficar atualizado parabens

Edinho disse...

Ola ronco tudo que o marcos simencio falou e verdade trabalho na bela Vista uso essa estrada que esta pessima muito buraco outro dia um carro do hospede ficou encaiado tocamos empurrar ele ficou muito bravo quase da estrado e o descaso, ate brinco que ate o carnaval vamos ter que trabalhar de maquina estera pra passar nos buracos sera quando começar chover vai querer arrumar nao esqueça autoridades que na quela estrada tem uma empresa que contribui na cidade compra quase tudo aqui mesmo gera dezenas de emprego a mais de 20 anos merece todo respeito de vcs pense nisso
obs comentario propio sem orientaçao da fazenda mais sim preocupado com o meu serviço que na cidade esta procupante

cidadão douradense disse...

Ronco, deixe-me explicar, quando disse que foi iniciativa da PM. digo sim, pois foi, tanto a atividade delegada como o convênio com a prefeitura. Agora a reunião foi iniciativa de Sergio Ronco principalmente pelo seu blog que é uma ótima ferramenta de comunicação diga-se de passagem....

Anônimo disse...

A Senhora "Delegada" com certeza não olhou direito pelo salão pois haviam muitos funcionarios por ali que tambem tem interesse nessa operação....

Sergio Ronco disse...

Amigos,

Minha opinião é que todos nós saimos vitoriosos desse evento. População, PMs, prefeito e Vereadores. Afinal, a democracia se faz com a verdadeira cidadania. Penso que Dourado nunca mais será a mesma após essa belíssima experiência. O que não pode é pararmos por aqui. Esse foi o ponta-pé inicial. Mais debates já!!!
abraços
Ronco

Jorge disse...

Sobre a patrol é só consultar o Diário Oficial do Estado que lá consta a abertura de licitação para aquisição de motonioveladora pela prefeitura municipal de Dourado.
Agora seria bom marcar uma nova reunião para esclarecimentos da nossa Santa Casa, pois não há uma prestação de conta do dinheiro investido pelo municipio à aquela entidade, e parece que dua diretoria se esquiva do assunto.

Maria José Prior disse...

Ronco,
Parabens pela reunião de Dourado. Tenho certeza que foi muito proveitosa para os douradenses. Eles demostraram uma atitude de cidadania. Foi muito bom estar presente na reunião. Só com união que podemos vencer a bandidagem.
Abraços

MARIA JOSÉ PRIOR

Maria José Prior disse...

Ronco,
Parabens pela reunião de Dourado. Tenho certeza que foi muito proveitosa para os douradenses. Eles demostraram uma atitude de cidadania. Foi muito bom estar presente na reunião. Só com união que podemos vencer a bandidagem.
Abraços

MARIA JOSÉ PRIOR

Anônimo disse...

Sr. Jorge, se isso acontecesse na iniciativa privada da empresa ficar sem uma máquina importante e esencial para realização do trabalho não tenho dúvida de que todos estariam na rua. Seriam demitidos por incompetencia. Mas no serviço público nada acontesse. O povo que se dane.
Essa situação tem que mudar. Cada um tem que fazer seu trabalho com competencia também no serviço público, pois o povo não aguenta mais.
Contribuinte.

marcos semencio disse...

bom dia sergio ,olha tive k passar pela estrada da bela vista ontem apos a chuva forte de ontem a noite ,nao da pra esperar a prefeitura comprar a patrol como diz k ja saiu no diario oficial,piorou mais ainda nao to fazendo esses comentarios por influencia de ninhem e sim pensando no meu carro e no meu emprego sexta feira proxima vira muitos hospedes e os carros deles e muito melhor k o meu,nao e defendendo o prefeito pois nao gosto da administraçao dele ,mas kando a populaçao vai entender k o hospital nao e municipal?mas as estradas sao ja vi o senhor varias vezes na fazenda pois de uma volta la essa semana e vera k a estrada nao tem condiçoes reais de ficar como esta ,ontem a noite passai na rua mais antiga da cidade e tem uma patrol la sei k nao e da prefeitura mas sra k a prefeitura nao poderia alugar ela por um dia e resolver esse problema?pois nao e so akela estrada k esta pessima e a da vila santa clara ta o caus tbm.

Gilberto Antonioli disse...

Anônimo Gilberto Antonioli disse...

Sou o cidadão que protestou com fúria psicótica, no momento em que o Prefeito explicava o que iria fazer no caso da Senhora que ali estava pedindo socorro.
Foi expontâneo, eu faria o que fiz fosse ele o Papa, um general, ou a Madre Teresa de Calcutá.
Alí, não pretendi atingir nem Partidos nem Instituições.
Foi indiginação pura contra a insensibilidade do Prefeito.
A primeira coisa que ele deveria ter feito ao início de sua fala seria pedir desculpas àquela senhora por sua falta de competência na solução do problema do barulho, e não uma descrição dos traços de sua personalidade:
__Sabe...a senhora sabe...que...eu não sou mentiroso....blá...blá...blá.
E dizer que não havia entendido a pergunta, revela o quanto ele estava interessado no que se discutia naquele momento.
A rigor eu deveria ter ficado quieto, pois já fui processado e julgado pela Justiça Federal.
Como disse Jesus, "tire o cisco de teu olho antes de julgares teu próximo ". Acho que é mais ou menos isso.
MAS, que respeitem os idosos e as crianças, porque se não eu viro um bicho.
Agradeço ao Sérgio Ronco, por sua iniciativa de instigar os moradores da cidade à reflexão sobre os nossos direitos e obrigações.
Gilberto Antonioli

Sergio Ronco disse...

Caro Gilberto,

Sou eu que tenho que agradecer a sua presença no evento. São poucos os que tem a coragem de colocar para fora o que pensam. Senti claramente, como todos devem ter percebido, que você lutava e bravava por uma justíssima causa. Estivesse eu na platéia e não como mediador, talvez tivesse feito o mesmo. Há limites para tudo na vida. Em Dourado esse limite foi ultrapassado e muito no que se refere à perturbação do sossêgo. Caro Gilberto, se antes já o admirava, agora passo a admirá-lo mais ainda. A sua postura foi de um cidadão que está cansado de conversa mole dos políticos em geral. A população necessita de ação imediata. Comecei e vou até o final junto com a população de Dourado. Se necesário for ingressaremos na justiça contra esse estado de coisa para preservar o direito do cidadão. Espero que isso não seja necessario, confio numa posição austera por parte do prefeito da cidade em favor da comunidade.
Com os meus sinceros respeitos caro Gilberto,
Ronco

Anônimo disse...

Sérgio, agradeço pela sua luta junto ao povo de Dourado. A muito tempo um professor da Fundção Getulio Vagas dizia que ou o servidor público iria acabar perdendo a estabilidade no emprego ou teria que melhorar muito o padrãode seus serviços, pois a população não aguenta mais ser ignorada e desrespeitada em seus direitos. Êles não cumprem com suas obrigações e só vem com desculpas. Tem desculpa para tudo, mas não resolvem os problemas que aflingem a população. Precisam ser duramente penalizados para aprender a cumprir seus deveres.
A sociedade cansada de promessas uma hora não vai aguentar mais e exigirá mudanças. Se voçê for reclamar êles te maltratam.
Isso tem que acabar, pois como o próprio nome diz são servidores públicos.
Contribuinte.

Natanel, Valéria e Gilberto disse...

Sérgio,
Emocionei-me.
Peço licença, para aqui no seu Blog, dizer que Dourado e seu povo, Ribeirão Bonito e se povo estão na mira de meus sentimentos mais gratos.
Eu amo Dourado e amo Ribeirão Bonito.
Somos cidades irmãs. Por seus artigos e pelos comentários contidos neste espaço de cidadania, podemos perceber que aqui está em gestação um movimento que não pode mais ser adiado.
Gratidão e comprometimento, é o que lhe ofereço.
Gilberto Antonioli