Contribuintes da região de Araraquara terão que comprovar pagamento de pensão
A Receita Federal vai intimar 82 pessoas da região de Araraquara a prestar esclarecimentos sobre falsas declarações de pensão alimentícia no Imposto de Renda de 2010. O valor total devido e não declarado pode chegar a R$ 1,5 milhão.
A atitude criminosa dos sonegadores foi descoberta após a Receita cruzar os dados. O objetivo da fraude é esconder parte da renda para pagar menos imposto.
“As pessoas estão sendo intimadas para comprovar o pagamento da pensão e se efetivamente teve ação judicial para o pagamento. Se ela não conseguir comprovar, a gente vai fazer o auto de infração cobrando imposto, juros e multa e ainda tem a parte de crime contra a ordem tributária”, disse o auditor da Receita Edson Ribeiro da Silva.
Despesas médicas, cartão crédito e ações judiciais também estão na lista de fraudes. Em 2005, a Receita Federal descobriu um dentista que fornecia notas frias para fraudar o imposto de renda. Ele responde por crime contra a ordem tributária e contra a economia popular, mas está foragido.
Como a fiscalização no Brasil é avançada, é preciso tomar todo o cuidado na hora de fazer a declaração.
O contador Benedito Salvador Carlos aconselha que o serviço seja feito por um profissional. Qualquer valor diferente, por menor que seja, pode fazer a pessoa cai na malha fina. “A empresa informa um montante que ele recebeu e ele tem que dar a mesma declaração no IR”, explicou
Fonte: EPTV
Nenhum comentário:
Postar um comentário