Instituição completou 45 anos de fundação nesta quarta-feira (16)
Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito
Fotos: Marcel Rofeal
Ribeirão Bonito
A escola municipal “Profª Lélia Cecília Torrezan Galdino Lucato”, também conhecida como escola de comércio, completou nesta quarta-feira (16) o 45° aniversário de fundação. Para marcar a data, direção e coordenação promoveram um dia especial para os alunos com direito a bolo e a uma viagem no tempo, expondo imagens históricas e documentos sobre a instituição.
Durante todo o dia, um painel permaneceu em exposição no pátio do colégio com fotografias do prédio quando este ainda abrigava a sede do poder executivo municipal, em 1955, passando à unidade de ensino anos depois. Nos anos 60, o antigo prédio foi derrubado e deu lugar a novas instalações, inauguradas em 1969, que abrigam a escola.
Também como parte das comemorações pelo aniversário da instituição, um mural com bexigas foi instalado logo na área frontal do prédio, na principal entrada para a diretoria. Durante o intervalo, ao invés de merenda comum, os alunos foram contemplados com um bolo de aniversário e cantaram parabéns, uma forma de homenagear a unidade.
História da Escola
O Colégio Comercial Municipal de Ribeirão Bonito começou a funcionar em 16 de março de 1966 de forma, praticamente, itinerante, tendo como sede principal o prédio da atual escola municipal “Coronel Pinto Ferraz”. Visando conceder um espaço definitivo à instituição, o então prefeito Emygdio Lucato lançou a pedra fundamental da nova construção em 27 de agosto de 1967.
No lugar da construção imponente que abrigou a prefeitura por alguns anos, surgiu em 31 de janeiro de 1969, pouco menos de um ano e meio após o início das obras, a sede da escola municipal “Profª Lélia Cecília Torrezan Galdino Lucato”, inaugurada pelo prefeito Eduardo Gobato. A homenagem à Lélia Cecília deu-se após seu enorme esforço para implantar a escola no município.
Quem foi Lélia Cecília
Lélia Cecília Torrezan Galdino Lucato nasceu em Ribeirão Bonito aos 17 de fevereiro de 1939. Filha de Antonio José Galdino, o popular Tonico, e Helena Torrezan Galdino, Lucato cursou a escola Coronel Pinto Ferraz, o Colégio das Freiras, em São Carlos, e a escola Dr. Pirajá da Silva, onde se formou e lecionou Português e Francês anos depois.
Completou o curso de Letras na Universidade de São Paulo (USP) em Campinas e, em concurso público, disputou uma cadeira de Português e Francês entre três mil candidatos, sendo classificada com a 73° melhor nota. Escolheu como campo de atuação a escola estadual “Dr. Pirajá da Silva”, porém não conseguiu desfrutar de sua conquista por muito tempo.
Uniu-se a amigos e professores na luta para trazer a então Escola de Comércio a Ribeirão Bonito, sendo reconhecida pelo esforço com a inauguração do novo colégio, mesmo que recebeu seu nome. Casou-se com José Paulo Lucato em 1964, com quem não teve filhos, e veio a adoecer. No dia 4 de março de 1971, Lélia Cecília faleceu com apenas 32 anos de idade.
Fonte: marcelrofeal.blogspot.com
4 comentários:
Parabéns a nova Direção/Coordenação e professores da escola, resgatar a história de Lélia Cecilia, minha filha chegou super contente até parabéns teve....Marina, mãe de aluno
Lembro-me de uma ocasião Sr.Tonico comparou-a a uma Pérola perdida
nunca me esqueci ,realmente era muito bonita ,fina e inteligente
acima de tudo humilde
que Deus a tenha querida Lélia Cecília.
Kika
Quem puder identificar os alunos que aparecem na fotografia da esquerda, favor entrar em contato. Vamos tentar recuperar e divulgar essa informação.
Marcel, não tenho absoluta certza,mas os 4 que aparecem em primeiro plano da direta par esquerda, são: CEMA, DUDU,CIDINHA MARCHETI,JOÃO SOARES.Atras da cidinha, Sandra donangela, atras do Dudu, Argeu Alamino.
Elizeu
Postar um comentário