sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Grupo Ecociente abraça projeto de preservação da fauna e flora de nossa região "Expediçaõ Jacaré" está em curso


O Blog do Ronco estará acompanhando o trabalho do Grupo Ecociente que desenvolveu o projeto que que lava o nome de "Expedição Jacaré". É um projeto de longo prazo com várias etapas pela frente, com a consciência de que não é uma solução definitiva para os problemas enfrentados. Recentemente nossa região foi duramente atingida pelo fogo que se alastrou rapidamente, alcançando pelo menos quatro municípios, Dourado, Boa Esperança do Sul, Ribeirão Bonito e Trabiju. O rio Jacaré Pepira,  é um dos poucos do Estado de São Paulo considerados livres de poluição. Em seu trecho de 174 km da nascente até o rio Tietê, onde desemboca, o rio Jacaré Pepira recebe água de dezenas de afluentes, a maioria córregos formados por nascentes preservadas. Convidamos o João Pedro, um dos integrantes do Grupo Ecociente, para que nos falasse um pouco desse projeto:

"Expedição Jacaré é um projeto do Grupo Ecociente que nasceu no início do mês de outubro, depois que parte da área rural do nosso município (Dourado/SP) foi atingida pelos incêndios que queimaram muitas matas e acabaram por deixar muitos animais sem abrigo e sem alimentação. E, a partir desse cenário, nos mobilizamos para levar alimentos aos animais sobreviventes.

Desde o dia 10 de outubro, que foi a nossa primeira Expedição Jacaré, até o momento, descemos até as margens do rio duas vezes por semana levando alimentos doados a esses animais. Com a ajuda de um super parceiro, o Jone Ballestero, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais da fauna e flora da nossa região, o que serviu como norte para o nosso trabalho

Além disso, os nossos alunos do Curso de Formação 2020 estão se aproximando da formatura, e como de costume, eles ficaram responsáveis por uma intervenção. Tendo em vista o contexto pandêmico, nesse ano a intervenção será diferente! Os nossos alunos ficaram responsáveis por produzir conteúdo audiovisual para a “Semana do rio”, que acontecerá de 22 a 28 de novembro. Uma semana bem especial onde levaremos os nossos seguidores até o Rio Jacaré-Pepira através dos nossos posts. Fiquem ligados!

Integrantes do Grupo Ecociente

E para acompanhar nosso trabalho na íntegra, acesse nossas redes sociais.

Facebook: Grupo Ecociente / Instagram: @grupoecociente

Nenhum comentário: