quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Polícia Civil, em inquérito policial, aponta para o empresário Manoel Bento como o autor dos disparos contra o prefeito de Ribeirão Bonito

Inquérito Policial aponta o responsável pela morte do prefeito de Ribeirão Bonito             

      Empresário é apontado como o autor dos disparos contra  Chiquinho Campaner

 Manoel Bento Santana da Cruz - Fotos - Blog do Ronco(crédito)

A Polícia Civil de Ribeirão Bonito e a DIG de São Carlos, finalizaram e relataram o inquérito policial, na última segunda(17) remetendo à justiça da comarca de Ribeirão Bonito, onde aponta para o empresário do ramo de transportes Manoel Bento Santana da Cruz, como o autor que efetuou 4 disparos no prefeito de Ribeirão Bonito, Francisco José Campaner(PSDB). Em coletiva de imprensa realizada hoje quarta(19) na seccional de São Carlos, os delegados Reinaldo Lopes Machado e Geraldo Souza Filho detalharam o ocorrido no dia 26 de dezembro de 2019, quando Chiquinho Campaner foi brutalmente assassinado. De acordo com Reinaldo Machado, o ponto crucial e inicial das investigações foi o fato de câmeras de vídeo terem registrado a presença na cidade de um automóvel Honda preto com placas de São Paulo, e que constantemente, seguia o carro onde estava Campaner. Com a ajuda do DHPP, foi possível localizar o proprietário do Honda, Cícero Alves Peixoto e, a partir daí, a trama aos poucos e com muita competência, foi desvendada pelos policiais.

A Polícia pediu a prisão preventiva dos envolvidos, sendo prontamente atendida pela justiça. Manoel e Cícero são indiciados no inquérito policial por homicídio triplamente qualificado. Os advogados dos indiciados deverão pedir a revogação da prisão preventiva.
Delegados - Reinaldo Lopes Machado e Geraldo Souza Filho

Durante acareação, tanto Manoel quanto Cícero se acusavam mutuamente quanto a autoria do crime. Em depoimento Manoel teria dito que não viu Cícero atirando em Campaner. "A mentira cada vez se torna mais palpável. Se ele(Manoel) não viu o Cícero atirando, porque na acareação acusou o Cícero de ter disparado", disse o delegado Geraldo Souza Filho
Detalhes do crime e contradições dos dois acusados
- Os dois passageiros do automóvel oficial onde estava o prefeito assassinado Chiquinho Campaner detalharam o porte físico do autor dos disparos. Cícero, segundo a polícia, tem um porte físico bem diferenciado de Manoel Bento. Essa diferença corporal apontava para Manoel Bento como a pessoa que efetuou os disparos. Manoel é mais magro, bigode fino e outros detalhes colhidos.
- Cícero que a princípio negou qualquer participação no crime, em determinado momento, já detido em São Carlos, resolveu colaborar com a polícia e revelou minuciosamente passo a passo do ocorrido, sempre apontando para Manoel Bento como executor dos disparos.
- Manoel Bento disse que no horário do crime estava em Descalvado na casa de uma namorada. A polícia chegou até a residência dessa namorada que a princípio confirmou a versão oferecida por Manoel. Tempos depois, vendo que a situação estava se complicando, resolveu contar a verdade que Manoel estivera em sua casa apenas por volta das 19h00, portando uma mochila e pedindo para ninguém se aproximar dela. (Para a polícia, na mochila estariam a arma do crime a a touca ninja). O crime ocorreu próximo às 17h00.
- A motivação do crime, segundo o delegado Reinaldo Lopes Machado se deu em face do declínio econômico vivenciado pelo Manoel Bento. Lopes Machado disse que no passado Manoel tinha uma vida com certo luxo, com carros motos possantes etc. Quando o prefeito Chiquinho Campaner assumiu a prefeitura, Manoel que tinha como profissão o ramo de transportes, não mais gozava da mesma situação anterior  e que passou a contar  com novos concorrentes no mesmo ramo de transportes.
- A arma do crime, segundo a polícia, foi adquirida em São Carlos. O  vendedor confessou ter vendido a Manoel Bento.

Crime praticado em Dourado
- O Blog do Ronco questionou as autoridades policiais quanto ao crime praticado em Dourado onde Marcelo Miguel Ortiz D'Elia foi morto a tiros em uma estrada rural da cidade. Segundo os delegados, o crime de Ribeirão Bonito nada tem a ver com o de Dourado e que a polícia está avançando nas investigações e que em breve a sociedade terá o desfecho do crime.                                                 
Policiais envolvidos na investigação do crime contra o prefeito de Ribeirão Bonito

Nenhum comentário: