domingo, 16 de fevereiro de 2020

A carreta "Mulheres de Peito" novamente em Ribeirão Bonito. Atenderá o público feminino de segunda a sexta-feira

Mais uma vez a carreta "Mulheres de Peito" se encontra no município de Ribeirão Bonito.
Carreta Mulheres de Peito, em Ribeirão Bonito

Cada unidade tem 15 metros de comprimento, 4,1 metros de altura e, quando abertas, 4,9 metros de largura. Além do mamógrafo, são equipadas com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélfite, computadores, mobiliários e sanitários.

As carretas funcionam em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem, responsável por fornecer equipamentos para auxílio de diagnóstico a diversos hospitais estaduais. Cabe ao parceiro, ainda, disponibilizar uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

Os exames de mamografia são realizados de segunda à sexta-feira, das 8h à 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem, serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital. Para mulheres de 50 a 69 anos, não há necessidade de pedido médico de mamografia para realização do exame nas unidades móveis – basta levar RG e cartão SUS. Pacientes fora dessa faixa etária também poderão fazer os exames, desde que tenham pedido médico emitido pela rede pública ou particular, cartão SUS e RG.
Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeitas de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades de cada paciente.

Nenhum comentário: