segunda-feira, 11 de novembro de 2019

PremieRpet® e UNICEP cumprem segunda etapa de parceria, com a castração de mais 25 animais em situação de abandono


O Instituto PremieRpet®, braço social da PremieRpet® (com sede na cidade de Dourado/SP), em parceria com  o Hospital Veterinário da UNICEP de São Carlos, iniciou nesta segunda(11) a segunda etapa de castração de 25 animais em situação de abandono que estão alojados em um sítio em são Carlos. A primeira etapa ocorreu no dia 27 de outubro quando 20 animais foram castrados. Logo pela manhã o transporte foi realizado em caixas e gaiolas próprias, com toda a segurança. O Blog do Ronco esteve na UNICEP às 8h00, dezenove animais já havia chegado a universidade.

 Nosso primeiro contato foi com o médico veterinário Artur Gouveia Rocha professor da área de cirurgia de pequenos animais da UNICEP.  Artur possui um currículo invejável: Médico Veterinário graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Residência em Clínica Cirúrgica e Anestesiologia de pequenos animais, com ênfase em Ortopedia e Neurocirurgia no Hospital Veterinário Governador Laudo Natel - UNESP Jaboticabal. Possui Mestrado e Doutorado em cirurgia veterinária pela mesma universidade. Atualmente atua como professor de cirurgia na UNICEP -São Carlos - SP. Artur com certeza, tem  muito mais que todo esse histórico, a simplicidade, a simpatia e a atenção que dispensa a quem o procura. Por mais de uma hora, o professor Artur nos deu a atenção que necessitávamos expondo o  trabalho que desenvolve na faculdade junto aos alunos. No caso da castração da segunda etapa em parceria com o Instituto PremieRpet®, o professor Artur disse:

“Resolvemos juntar a questão de ensino e extensão, um dos pilares da faculdade, envolvendo os alunos nesse processo. Os alunos colaboram medicando,  preparando e  avaliando as condições de saúde dos animais e realizando pequenas cirurgias”

Professor Artur com o grupo de alunos durante avaliação dos animais

Avaliação e Cirurgia - Na chegada dos animais, é feita a avaliação clínica individual, exames de sangue e outros se necessários. Esses cães chegam de certa forma traumatizados, pois foram animais de rua que provavelmente devem ter sofrido por isso. O cuidado que os animais recebem por parte dos profissionais e alunos nessas condições, faz parte da humanização e do carinho que disponibilizam aos pequenos. Se o animal se apresentar apto para a castração, é encaminhado para um moderno centro cirúrgico, sempre com a participação e orientação do professor Artur e outros profissionais residentes. Ao todo são quatro veterinários e sessenta alunos envolvidos em todas as  etapas  do processo.  Se o animal não se apresentar em condições, ele é tratado, até que se apresente em condições favoráveis para a cirurgia, em uma próxima data. Uma vez realizada a cirurgia, o animal fica em observação durante um período e se tudo estiver bem, no mesmo dia recebe alta médica. Caso não esteja totalmente recuperado, passa a noite na faculdade até que se apresente em perfeitas condições para voltar para o seu tutor. Nessa parceria é prevista o acompanhamento pós-cirúrgico realizado pelo veterinário João Guilherme Holl.

Devidamente paramentados e prontos para as cirurgias 

“Essa parceria teve uma repercussão positiva tanto para os alunos, quanto para os que cuidam dos animais. Para nós é importante pelo aprendizado. Essa relação com os animais e a questão social também. Vai além de uma simples cirurgia, é uma questão ideológica e ética envolvida em todo o processo” disse o competente professor. 
Uma cirurgia de castração em machos dura cerca de vinte minutos. Nas fêmeas  aproximadamente quarenta minutos, sem contar todo o processo de preparação dos cães. A parceria da PremieRpet®, com a UNICEP continua. Novos eventos beneficiando animais em situação de abandono, com certeza virão.  
Fotos: Ronco e divulgação

Nenhum comentário: