sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Crueldade com animais....até quando???

As penas no Brasil são brandas demais para aqueles que maltratam animais, o que ao meu ver deveriam pagar e caro pelos crimes cometidos. Diariamente assistimos em redes sociais cidadão, se é que podemos chamá-los dessa forma, maltratando cães, gatos, equinos etc. São pessoas desajustadas, com toda certeza. 

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais (UNESCO, 1978), no seu preâmbulo, declara que todo o animal possui direitos e que o desconhecimento e o desprezo desses direitos têm levado e continuam a levar o homem a cometer crimes contra os animais e contra a natureza. Considera que o reconhecimento pela espécie humana do direito à existência das outras espécies animais constitui o fundamento da coexistência das outras espécies no mundo; que os genocídios são perpetrados pelo homem e há o perigo de continuar a perpetrar outros; que o respeito dos homens pelos animais está ligado ao respeito dos homens pelo seu semelhante; e que a educação deve ensinar desde a infância a observar, a compreender, a respeitar e a amar os animais.

Recentemente assisti a um depoimento de um dos maiores  psiquiatras forense do país, perito e consultor Dr. Guido Palomba que aponta que maltratar animais é indício de psicopatia.

“Diante deste tipo de relato de maus-tratos, de perversidade com animais, se isso de fato for confirmado é algo, sem dúvida nenhuma, indicativo de um indivíduo altamente deformado do ponto de vista ético, moral, social e caracteriza que se chama psicopata e que eu gosto de chamar de condutopata. Por que condutopata? Porque a patologia está na conduta dele. Porque é a extrema sensibilidade sem nenhum tipo de ressonância afetiva com o semelhante. Mas o cachorro e o gato são nossos semelhantes? Sim, são, porque estão vivos. São animais que normalmente demonstram afeto. Normalmente não, sempre. E, se não bem tratados, eles também retribuem tratando seus tutores, seus convivas, muito bem. É realmente uma coisa preocupante”, avalia

Passa a ser preocupante o descaso de nossos governantes que não estão nem um pouco interessados em coibir  através de Leis rígidas essa prática desumana, incabível e repugnante.

Soma-se a isso, o abandono dos pequenos animais, outra prática rotineira que ocorre em muitas cidades sem um mínimo de interesse daqueles que detém o poder na solução desse grave problema. 

Por outro lado, algumas cidades, como por exemplo, a de Brotas, centro do estado de São Paulo, preza e respeita os animais abandonados. Vejam abaixo:
O Instituto PremieRpet®recentemente, castrou 20 animais da cidade de São Carlos e outros 25 serão castrados em breve. Esses animais estão em um sítio, onde sua  proprietária abriga um número considerável de cães em situação de abandono.

Nenhum comentário: