terça-feira, 23 de abril de 2019

O trabalho e os desafios continuam para o jovem pároco da cidade, Padre Kécio Henrique

Com muito trabalho e muita dedicação, Padre Kécio vem ganhando o apoio e o carinho da comunidade católica local. A câmara aprovou por unanimidade o título de cidadão douradense ao religioso.
Padre Kécio com o Bispo Dom Paulo Cezar Costa na Igreja Matriz de Dourado

O jovem e carismático Padre Kécio Henrique Feitosa sabia muito bem dos desafios que teria a frente da Igreja Católica local.  Em dezembro de 2018, Kécio foi designado pároco de Dourado.  Devagar e com muita determinação, foi imprimindo sua forma de comando. Humildemente pediu a ajuda de todos para que pudesse dar continuidade ao trabalho desenvolvido por mais de 30 anos pelo Padre José Antonio.

Devagar foi adquirindo a confiança dos fiéis e não lhe faltou o amparo que tanto solicitou. Algumas pessoas do circulo mais próximo ao religioso, dizem que se trata de uma pessoa extremamente exigente, firme em suas ações e com uma disposição invejável. 

Sua História 
Padre Kécio Henrique é natural do município de Taquaritinga do Norte, Estado de Pernambuco, mais precisamente do distrito de Pão de Açucar. 

A cidade de Taquaritinga do Norte, também conhecida como a "Dália da Serra", fica a uma altitude de 785 metros e 1.200metros  no topo da Serra da Taquara .
                                        Igreja de Santo Amaro em Taquaritinga do Norte


Kécio Henrique é filho de Maria do Socorro e de João Feitosa, tem duas irmãs. A família é de tradição católica. 

Em 1996 na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, Kécio Henrique recebeu o sacramento do batismo. Em 2003, recebeu a primeira comunhão na Igreja de São José, em Pão de Açucar(foto ao lado).

Em 2008, Kécio Henrique recebeu o sacramento da crisma, sendo que na catequese, recebeu o convite para ser coroinha, prontamente aceito pelo religioso.

Aos poucos, o atual pároco de Dourado foi se envolvendo de coração e alma à Igreja Católica, até o momento que teve início aos encontros vocacionais na Diocese de Caruaru.

A vivência na comunidade foi se solidificando cada vez mais na vida do jovem, que estava com 17 anos, até o momento em que decidiu pelo ingresso no seminário propedêutico na cidade de Pesqueira - Pernambuco, no ano de 2009. Pesqueira é um município brasileiro no agreste do estado de Pernambuco. Situado no Vale do Ipojuca, está distante a 215 km da capital do estado, Recife. É sede da Diocese de Pesqueira, cuja sé episcopal está na Catedral Santa Águeda.

Em 2010, já com residência em Caruaru, cada vez mais integrado à Igreja, iniciou os estudos filosóficos no seminário maior, Nossa Senhora das Dores. A vocação ao sacerdócio sempre foi vivenciada, tendo diante de seus olhos a figura de Cristo Bom Pastor, mas também o testemunho de vários padres experientes os quais passaram ao jovem Kécio, que era possível e belo ser um homem de Deus. Ao final do terceiro ano do curso de filosofia se transferiu para a Diocese de São Carlos, onde foi acolhido pelo Bispo Dom Paulo Sergio Machado, abrindo as portas ao recém chegado.

Em 2013, Padre Kécio Henrique foi acolhido no seminário - Casa de Formação São Carlos Borromeu, na cidade de Campinas/SP 

Na Pontifícia Universidade Católica-PUC, Kécio mergulhou literalmente nos estudos teológicos e sobretudo, foi solidificando a formação humana, afetiva e comunitária, tão necessária para o ministério presbiteral. No mesmo ano de 2013, o religioso foi acolhido e recebido na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em São Carlos, e nesse mesmo ano fez estagio pastoral 
Em 2014, por um período de três meses, esteve na Paróquia São José, em Araraquara e, após a semana santa, iniciou os trabalhos na pastoral na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Redenção, em São Carlos 

No ano de 2015, atuou na Paróquia Nossa Senhora de Fátima na cidade de Jaú, vivenciando todos os preparativos e as expectativas para a tão esperada ordenação diaconal. 

A ordenação diaconal é o primeiro passo para os que querem se consagrar a Deus pelo ministério ordenado. O nome diácono vem do grego antigo διάκονος,que significa "ministro", "servo", "ajudante". O  diaconato é um tempo de preparação para a ordenação sacerdotal que vai configurando o coração do homem de Deus para uma total e livre doação. 

No dia 11 de dezembro de 2015, juntamente com outros nove jovens, disse sim a Deus, por meio da ordenação diaconal. 

Em 2017, foi ordenado pelo Bispo Dom Paulo Cezar Costa como diácono na Igreja Catedral de São Carlos Borromeu, escolhendo para guiar o seu ministério, o versículo 19 do capítulo 17 do evangelho de João: " Santifico-me, para que sejam santificados na verdade"

No dia 22 de abril de 2017, ocorreu a Ordenação Sacerdotal do Padre Kécio, na Igreja Matriz de São Carlos.
Ordenação Sacerdotal do Padre Kécio
Bispo Dom Paulo Cezar Costa e Padre Kécio Henrique Feitosa 

Padre Kécio Henrique exerceu ministério sacerdotal como Vigário Paroquial na Igreja Catedral de São Carlos e Capelão da Santa Casa de São Carlos. No dia 27 de maio de 2018, foi apresentado como Vigário Paroquial da Paróquia São João Batista de Dourado.

Atualmente o religioso é o pároco de Dourado e como dissemos, vem conquistando a confiança e o carinho da população católica local.
Fotos: Divulgação e Ronco

Nenhum comentário: