domingo, 21 de abril de 2019

Juca diz que Trabiju está atenta ao cumprimento da LRF

Nada menos que 425 municípios paulistas (65,8% do total de 645) estão sendo alertados pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE)  sobre  suas contas referentes ao primeiro bimestre de 2019. O Tribunal alerta sobre dois aspectos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Um deles é a insuficiência de  receita, que pode comprometer o cumprimento das metas de  resultado primário ou nominal. Outro ponto é a existência de fatos que comprometem os resultados dos programas, com indícios de irregularidades na gestão orçamentária. O TCE alerta para o descumprimento do artigo 59, parágrafo 1º, incisos I e V da LRF.(Veja AQUI os municípios que foram alertados)

Trabiju é um dos municípios do Estado que está sendo alertado pelo TCE, bem como na comarca, as cidades de Dourado e Boa Esperança do Sul. No caso de Trabiju, pelos dois incisos do artigo 59. O TCE recomenda que os prefeitos, nos 30 dias subsequentes, a  limitação de empenhos e movimentação  financeira, ou seja, a redução de gastos, segundo os critérios da Lei de Diretrizes  Orçamentárias.

O prefeito de Trabiju, Maurílio Tavoni Junior, o Juca, disse que nenhum prefeito quer descumprir o que estabelece a LDO, mas que diante da atual situação econômica que o país atravessa, isso está quase impossível de ser observado.


“Os municípios cada vez mais tem menos recursos. Cada vez recebem  menos repasses do Estado e da União. No entanto, o mesmo Estado e a mesma União a cada ano mais sobrecarregam as prefeituras com encargos que antes eles atendiam. Nós não podemos deixar de atender a nossa população. Com isso, às vezes, a despesa  acaba superando a meta prevista. O que é  importante é que tudo acontece dentro da maior lisura, sem nenhum desvio de recursos, sem malversação do dinheiro público. Nós sabemos da nossa responsabilidade”, disse Juca Tavoni.

Nenhum comentário: