sábado, 20 de abril de 2019

Grupo Clara Resort – Construindo uma cultura ecológica e implantado o “Clara Verde”

Saiba diferenciar o: VOCÊ QUER ou VOCÊ PRECISA? Pequenas mudanças fazem toda diferença no cotidiano do nosso planeta!(Edinaiane Shinigami)
 Grupo Clara Resort implanta o programa "Clara Verde"

Há tempos que o Grupo Clara Resort, proprietários do Santa Clara Eco Resort em Dourado e do Clara Ibiúna está se preparando para implantar a prática empresarial sustentável, com objetivos de preservar o meio ambiente, adotando medidas que contemplam o desperdício, diminuindo a geração de resíduos e  poupando os recursos naturais. Na última quinta(18) foi lançado o “Programa Clara Verde”, com a presença de funcionários do resort e também do Grupo Ecociente de Dourado, parceira que tem como foco a formação socioambiental e a educomunicação, com jovens de 14 a 17 anos.
O lixo cresce de forma alarmante no mundo e a defesa do meio ambiente não é mais apenas um discurso bonito de ecologia e sim uma verdadeira necessidade. É nesse aspecto que o Clara Resot está fazendo a sua parte, mudando sua filosofia, oferecendo ao consumidor a satisfação de uma melhor qualidade de vida e corrigindo problemas ambientais que poderão salvar o planeta, não comprometendo gerações futuras.
O norte-americano John Elkington, a maior autoridade em responsabilidade corporativa atualmente, foi um dos porta-vozes do conceito de triple bottom line, conhecido em português como “o tripé da sustentabilidade”. Para ele, um empreendimento pode ser considerado sustentável se for:
  • ecologicamente correto;
  • economicamente viável;
  • socialmente justo.
Em recente viagem às Filipinas, os proprietários do Clara Resort se hospedaram no Pangulasian Island Resort , do grupo El Nido Resorts. “Ficamos impressionados com o lugar e com que eles fazem na preservação do meio ambiente. Vamos implementar muito do que vimos por lá, disse Taiza", proprietária do Santa Clara e Clara Ibiuna.
A viagem parece que trouxe novas ideias aos empresários que estão sempre inovando nos negócios, mesmo que algumas ações não lhes tragam bônus financeiros, porém a busca pelo ecologicamente correto, sem que haja agressão ao meio ambiente, é o que está interessando no momento.
Na esteira dessa filosofia, o Santa Clara já implementou o ETE – Estação de tratamento de Esgoto, onde 100% do esgoto do resort é tratado e devolvido ao rio, o ETA – Estação de tratamento de Água, que garante a potabilidade da mesma, instalação de placas solares em todos os apartamentos e chalés, a reciclagem e separação do lixo, a compostagem de material orgânico que se transforma em adubo e a troca de canudos de plástico por papel.
“Há muito a fazer e contamos com a ajuda da parceria que temos com o Grupo Ecociente, que nos trará novas  ideias  que poderão ser implementadas aos poucos, visando a geração de melhor qualidade de vida a todos”, ressaltou Taiza.
Cris Krueder(foto), filha do casal Taiza e Jan, é quem teve a ideia do nome do programa “Clara Verde”, e que está da mesma forma engajada na luta pela proteção ao meio ambiente e pretende usar o projeto no futuro  quando ingressar na faculdade.   “ Quando eu estava no hotel(Filipinas), eu pensava,  quero fazer algo que possa impactar e contribuir de alguma forma com o mundo, mas não sabia como. A partir do que vi, achei que poderia também  implantar e contribuir no Santa Clara com sucesso”, disse Cris Krueder
                                                  Grupo Clara Verde

Até o mês de julho próximo, todos os apartamentos e chalés do Santa Clara, não receberão mais garrafas plásticas com água. No lugar serão instalados filtros de água em parceria com a empresa “Filtros Europa”. Com essa prática, estima-se que mais de 100 mil garrafas plásticas deixaram de ser utilizadas no ano, gerando menos lixo e menos plástico no meio ambiente.
Numa área de preservação do resort, foram plantadas 21 mil mudas de seringueira consorciada com mudas de árvores nativas, formando um cinturão verde em torno do hotel.
           Grupo Ecociente
O Grupo Ecociente, convidado a participar do anúncio do Programa Clara Verde, terá a função de ajudar com ideias que possam ampliar a gama de ações no resort, que venham a contribuir com a preservação de todo o sistema ecológico e na preservação do meio ambiente.


As professoras Veridiana Guimarães e Luciana Munhoz Desajacomo, orientadoras do Grupo Ecociente, estão bastante animadas com a proposta colocada em auxiliar a desenvolver métodos que beneficiam o meio ambiente.
Fotos: Ronco

Nenhum comentário: