sexta-feira, 8 de março de 2019

EDITORIAL: Salve as Mulheres....

                                                                                  Sergio Ronco
No Dia Internacional das Mulheres, me vem a mente um fato chocoso que na ante véspera ocorreu na Casa de Leis de Ribeirão Bonito, mais conhecida como Câmara Municipal. 

Uma senhora que beira os 70 anos foi literalmente agredida com palavras de baixo calão, por um dos parlamentares, em pleno gozo de seu mandato e justamente no palco das discussões dos rumos do município, o Plenário. 

Pensei ter visto de tudo nesses mais de 40 anos que resido na cidade. Acompanhei discussões acaloradas no Legislativo, afastamentos de prefeitos, de presidente de câmara de vereadores, mas NUNCA, JAMAIS, uma cena chocante como a vista na última quarta feira.

O lançamento de palavras desconectadas com o rigor do cargo que um parlamentar detém, mostra claramente que apesar da dita "experiencia política", na realidade escancara o desrespeito pelo próximo, ainda mais sendo uma senhora no auge de sua idade.

Vergonhosa, traiçoeira, vexaminosa, repugnante a atitude desse que se diz defensor dos anseios de uma sociedade. Num momento em que o país discute o feminicídio e mostra números alarmantes de crimes contra a mulher e que muito se procura nas casa de leis barrar essa prática que nos envergonha, justamente em uma dessas casas, o legislativo ribeiraobonitense, ocorre um fato que nos entristece. Guardando as devidas proporções, todo tipo de reação que exponha a mulher de forma desrespeitosa, como testemunhas disseram que foram, tem que ser banidas.

Recentemente a câmara de Ribeirão Bonito tem recebido um número considerável de mulheres que acompanham com muito interesse e até decepção a administração da cidade. Digo sem qualquer interesse político partidário, que talvez seja a atual administração, uma das piores já vistas.

É nesse momento que a mulher com toda a sua sabedoria e espirito de luta comparece à casa do povo, para aplaudir e criticar as ações dos nobres vereadores. Essas mulheres deveriam ser homenageadas e não difamadas e agredidas verbalmente. 

Tenho a plena certeza que a grande maioria dos vereadores pensa dessa forma e que jamais teriam coragem em desrespeitar pessoas, e muito menos as mulheres, afinal muitas delas é que deram o voto para que estivessem onde estão. São pais de famílias que respeitam as esposas, as mães, as avós e as mulheres em geral. 

O Presidente da casa, o jovem João Victor Machado Borges tem se esforçado ao máximo na condução dos trabalhos, é o que percebo. Se algo foge do rito normal de uma sessão com a interferência do público presente, o que não poderia ocorrer, é porque parte da população não aguenta mais tantos desmandos da atual administração e espera que os legisladores sejam mais firmes nas cobranças com o chefe do Executivo. João Victor, pelo que me parece, quer marcar o seu nome nos anais da câmara, afinal os anseios de uma pessoa de sua idade deve ser realmente essa, a de fazer jus ao cargo importante que ocupa. É novato na política, e temos que dar o crédito a ele e a essa moçada que terá a missão de mudar para melhor os rumos de nossa política. Temos vereadores de fibra na câmara! Não podemos e não devemos julgar a todos, pela ação isolada de um.

Se o Legislativo de Ribeirão Bonito tiver a cabeça no lugar, colocará o cidadão que blasfemou contra uma senhora de 70 anos, na cadeira dos acusados de terem desrespeitado o código de ética e moral da casa. Essa atitude jamais poderá passar impune, sob pena da DESMORALIZAÇÃO do próprio legislativo de Ribeirão Bonito.

Salve as Mulheres!!!!!

Nenhum comentário: