domingo, 6 de janeiro de 2019

UNIDO discute Orçamento Público de Dourado e Projetos na Área Social

Diretoria e Conselho da Ong UNIDO

A ONG UNIDO – União para o Desenvolvimento de Dourado realizou a primeira reunião de 2019, na última sexta(4) em sua sede no centro da cidade, com a presença do Presidente do Conselho de Administração da entidade Flavio Maluf, do vice presidente Luiz Antonio Braga, do Presidente  da Diretoria Executiva Marcelo D’Elia do vice-Presidente Dorival Munhoz e dos conselheiros Marcos de Oliveira, Mario Nelson Bueno e Carlos Eduardo Peteado Braga. A entidade fez um balanço de sua atuação durante o ano de 2018, as ações implantadas na área social e a atuação junto a administração pública da cidade.

Poder Executivo
Entre os assuntos pautados esteve o Orçamento Público de Dourado para o ano de 2019, que foi aprovado pela Câmara Municipal no final de 2018. A análise desse orçamento será feita em conjunto com técnicos contratados, observando os dados apresentados e as prioridades estabelecidas e propostas  pelo Poder Executivo, de aplicação das receitas previstas durante os 12 meses do ano, que orça em R$ 33.374.350,00(Receita Liquida).

Orçamento Participativo
Não há em Dourado, como em muitas outras cidades o chamado “Orçamento Participativo”, que resulta nas necessidades reais da população nas diversas comunidades, ou bairros da cidade, dessa forma, contando com a participação dos moradores locais. Algumas cidades já realizam o Orçamento Participativo, pois as necessidades são diferentes de bairro para bairro. São  os cidadãos daquele determinado bairro que saberão dizer quais são as prioridades daquela comunidade.

Poder Legislativo 
A Ong está acompanhando com muita apreensão  os desdobramentos da Comissão Processante(CP) que foi instalada na Câmara Municipal onde quatro vereadores estão sendo julgados. Integrantes da Ong não visualizam qualquer irregularidade cometida pelos quatro vereadores, pois segundo um dos conselheiros presentes, os parlamentares são soberanos para deliberar sobre qualquer assunto que diga respeito ao município. A preocupação da UNIDO seria de uma possível cassação política e com isso a entrada de vereadores suplentes que poderiam facilitar a aprovação das contas  do Executivo do ano de 2016 que foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado(TCE) e, que serão objeto de avaliação da composição dos integrantes da própria câmara.

Impostos
O aumento do IPTU – Imposto Predial Territorial Urbano e o ISS – Imposto sobre Serviços, os quais foram majorados em 2018, continuam sendo motivos de muita preocupação para os diretores e conselheiros da UNIDO.

Área Social
Na área social, em 2018, a UNIDO atendeu ao pedido do  Padre Juliano Alécio que esteve a frente da paróquia São João Batista,  solicitando a reforma e pintura da Igreja Matriz. Duas etapas foram concluídas, a primeira contemplou a  pintura externa e reforma do calçamento externo e a segunda, a  pintura da torre em sua área interna e abertura dos antigos vitrais.

O evento Boi no Rolete teve o apoio de integrantes da UNIDO, bem como a distribuição de brinquedos pela passagem do Natal às crianças da cidade.

Área Social em 2019 
Para este ano de 2019, está prevista a colocação dos vitrais na Igreja Matriz em estrutura já existente e outros projetos que serão avaliados pelos integrantes da entidade.
O Asilo de Dourado será auxiliado pela Ong durante o ano.

Capacitação
A ONG está estudando a possibilidade de preparar em sua sede, cursos rápidos de capacitação, que serão ministrados por especialistas,  em determinadas áreas onde há carência de mão de obra especializada. Entre eles, poderão ser oferecidos cursos de gestão, de agente de turismo, jardinagem, recepção e atendimento, garçons, informática básica, gestor de projetos sociais etc.

Atendimento da UNIDO
A Unido deverá em breve abrir suas portas ao público com a contratação de uma secretária que estará atendendo em horário a ser definido. Em fevereiro está previsto o funcionamento de seu site oficial, lincado com órgãos de transparência e muita informação de interesse da população local.

Nenhum comentário: