terça-feira, 13 de novembro de 2018

Boas Lembranças - Dito Locatelli - O Rei da Viola

Gente Nossa - Benedito, o REI

   (Foto: Vilson Palaro Junior) - Clique na Imagem
Benedito, o REI

O REI solitário

"Entre meu amigo"! Assim fui recebido pelo Benedito em sua modesta residência, e bota modesta nisso. “Daqui pra frente me chame apenas de REI, Rei do mundo” disse-me o entrevistado.

Rei é um personagem da vida real que há mais de 30 anos vive só, em baixo de um pontilhão. Não deixa dúvida que o maior companheiro é a viola. Possui mais de 150 delas, todas com fabricação própria. O material utilizado é variado, caixas de frutas, pedaços de compensado, restos de paus etc. O interessante é que o Rei consegue ser harmônico com os seus instrumentos. Ao longo da nossa conversa, mais de hora, ele mostrou alguns de seus exemplares colocando sua voz à apreciação.

O estilo é o “sertanejo dolorido”, que de certa forma deixa transparecer algumas marcas do passado. Dos mais de 15 metros de comprimento com 2,00 de largura de sua morada, no pontilhão, o mobiliário fica encostado na parede. Algumas tábuas sobre pedras suportam os objetos diversos que estão amontoados. Na parede de concreto, alguns enfeites. O colchão fica no chão.

“Sou um Rei sem riqueza”, nunca roubei ninguém. Fui casado 15 anos, tenho 8 filhos. Meu filho mais velho é Príncipe, o outro é Conde e o outro é Barão. Tenho 4 filhos homens e 4 filhos mulheres. Sou Rei do Mundo, sou Rei 3 vezes. Eu tenho 73 anos, mas voltei para os 18, pois não tinha nenhum Rei no mundo, os que sobraram roubaram o povo”.

"Hoje eu tenho um monte de namorada, acho que vou me casar neste mês de novembro. Por favor, não esparrama, senão vai chover mais menina atrás de mim”.

Um misto de sonhador, com a realidade da vida, Rei não se mostra pessoa triste, apesar da maneira que escolheu para viver. Segue uma rotina diária. De manhã sai de sua casa para o centro da cidade, onde os que o conhecem, trocam algumas poucas palavras. A viola o acompanha. Com chapéu de palha, e sobre ele, carrega sempre a coroa, símbolo maior da majestade. É figura querida por todos, educado, incapaz de maltratar quem quer que seja. Gosta de conversar, mas não muito, algumas histórias fazem parte de sua mente sonhadora.
A maior parte do tempo passa em baixo da ponte construindo violas. Perguntado se não tem medo de bichos durante a noite, respondeu: “Só do bicho homem”.

Nota do Blog: A idéia de entrevistar o Benedito Rei,  partiu do amigo Vilson Palaro Junior, que esteve com o REI e ficou muito bem impressionado, tanto quanto eu. A foto de abertura desta matéria é do amigo Vilson.
"Volte quando quiser", disse o REI

Nenhum comentário: