sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Falta de professores prejudica alunos do ensino médio em Boa Esperança do Sul


Escola Estadual Coronel Marcelino Braga em Boa Esperança do Sul — Foto: Paulo Chiari/EPTV

A falta de professores na Escola Estadual Coronel Marcelino Braga está há mais de um mês afetando a educação de dezenas de alunos, em Boa Esperança do Sul (SP). Nas turmas do segundo ano do ensino médio faltam profissionais para até cinco disciplinas.

Além dos educadores, falta também informações sobre a solução do problema, segundo pais e alunos. A escola também está sem cozinheira desde terça-feira (11).

A direção diz que faltam profissionais por conta de afastamentos e diz que a situação deve ser resolvida até segunda-feira (17).
"É triste porque está faltando vários professores. É uma grade muito importante para a gente se formar. A gente vai chegar no terceiro com muita dificuldade. Toda vez que a gente é liberado mais cedo falam que é por conta do afastamento de alguns professores", afirmou a estudante Kemili Augusto.

Revoltada, a mãe da aluna, a dona de casa Vera Lúcia Cabral, compartilha a preocupação. "A falta de professor vai pesar muito no final do ano, na hora de concluir esse terceiro"

Afastamentos

A diretora Suzana Maria Muradi disse que faltam professores. "Temos professores afastados por licença médica, por aposentadoria. A gente tem feito de tudo para que eles sejam substituídos. Eu acredito que encerrando as licenças médicas de dois professores isso possa voltar ao normal", afirmou.

A Diretoria Regional de Ensino disse que vai enviar um supervisor à escola estadual e que vai haver reposição de aulas para que nenhum aluno seja prejudicado.

Avaliação baixa

Um estudo que avalia as escolas de todas as cidades do Brasil revelou as consequências do que está acontecendo com o ensino público em Boa Esperança do Sul.
A cidade tirou a pior nota de todos os 42 municípios da área de cobertura da EPTV Central. De 0 a 10, a média entre as escolas do município ficou em 5,7, abaixo dos 5,9 que era a meta.

Merenda

Além da falta de professores, os alunos estão desde a terça-feira (11) sem cozinheira para a merenda. "Comida não falta, mas eles falam que não tem cozinheira para colocar no lugar"

"No horário do intervalo eles estão recebendo uma merenda. Frutas, bolacha e pão, por conta da ausência da merendeira da prefeitura. Acredito que segunda-feira esteja regularizado", afirmou a diretora.
A prefeitura disse que nesta sexta já remanejou uma funcionária de outra unidade, que vai ficar na escola até que a merendeira volte a trabalhar.
Fonte: G1

Nenhum comentário: