sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Moradores de Dourado participam com comentários no Jornal da SDS

A Rádio SDS vem monopolizando a audiência com temas em seu jornalismo, de grande interesse da população douradense. Nesta sexta(3) o tema mais discutido no Jornal da SDS foi a rejeição do Projeto de Lei de autoria da vereadora Claudia Batista Romero que em síntese, proibia o uso de fogos de artifícios barulhentos. Falaram ao jornal os vereadores: Claudia Romero  e Braz Desajacomo. Na última quarta((1) a câmara de Dourado rejeitou o projeto por 5 votos. Foram contrários os seguintes vereadores : Marcelo Alcaide, Airton Bueno, Silvio Bergamasco, Oswaldo Rogante e o presidente do Legislativo Braz Desajacomo que desempatou a favor da continuidade dos fogos tidos como barulhentos.
Braz Desajacomo                                                                                  Claudia B.Romero
Do outro lado, os favoráveis ao projeto foram os vereadores: Danilo Inocente, Ricardo Fatore, Evandro Carmona e a própria autora do projeto Claudia Batista Romero. No projeto admite-se o uso de fogos sem barulho.

Nas redes sociais, o tema tem apresentado boa repercussão e a grande maioria dos comentaristas são favoráveis a proibição dos tais fogos. O Padre Juliano que está em outra cidade da região, entrou ao vivo no Jornal da SDS e opinou sobre o assunto. Para o religioso é preciso que os integrantes da câmara tenham a consciência e embasamento legal ao rejeitarem o projeto. Padre Juliano disse que não quer acreditar que possa ter havido apenas e tão somente, um posicionamento contrário a grupos políticos e por essa forma, teriam (os 5 vereadores), votado contra o que foi apresentado em plenário. Padre Juliano, o idealizador do Jornal da SDS, ressaltou ainda a importância do parlamentar representar os anseios da sociedade e consequentemente respeitar o voto recebido pelo eleitor.

3 comentários:

  1. O barulho estrondoso dos fogos de artifício deixa muitos cães nervosos, com medo ou assustados. Quando se aproxima o natal, ano novo "ou alguma festa popular", a preocupação dos donos de cães é quase sempre como fazer com que o cão não se descontrole nesses momentos.

    Primeiramente é importante saber que os cachorros possuem a audição quatro vezes mais potente do que a dos humanos. Assim, fica fácil entender a relação entre os cães e os fogos de artifício.

    Os cães que não estão habituados ao barulho ou sons intensos geralmente reagem mal aos fogos de artifício. Alguns cães mostram-se incomodados, mas outros podem mesmo desenvolver fobias e entrar em pânico.

    Muitos animais fogem apavorados e acabam perdidos e/ou atropelados; outros na ânsia de se livrarem do intenso barulho terminam enforcados em suas próprias correntes, coleiras; alguns animais têm convulsões; há ainda os que pulam das janelas de apartamentos, tamanho o pavor que sentem dos fogos. Não é difícil que um animal mude completamente seu comportamento após passar pela tortura de não ter como se livrar da intensa queima de fogos.

    ResponderExcluir
  2. Também sou favorável a proibição de tais fogos, mas duvido que tal lei será cumprida. Carros circulando com som alto também são proibidos, mais continuam ocorrendo com a mesma frequência de antes ou até pior e ninguém faz nada. Tenho absoluta certeza que isso não vai adiantar nada.Falta educação, falta respeito, falta berço.

    ResponderExcluir
  3. Esses vereadores estão pouco se lixando para a população, para criança autista,cães, gatos estão aí para o salário abusivo que eles recebem !!!

    ResponderExcluir