quarta-feira, 11 de julho de 2018

Descarte ilegal de esgoto pode ter relação com morte de peixes em Araraquara

Uma equipe da Agência Ambiental de Araraquara (SP) esteve no Rio Jacaré-Guaçu na manhã desta quarta-feira (11) para vistoriar a área onde um produtor rural encontrou centenas de peixes mortos. A suspeita é de descarte irregular de esgoto ou produto químico.
Peixes encontrados mortos em rio de Araraquara (Foto: Gustavo Enrico/Arquivo Pessoal)

produtor rural Henrique Fernandes Neto flagrou a situação e enviou imagenspara a EPTV, afiliada da TV Globo. “Era uma quantidade enorme de peixes e todos os anos acontece a mesma coisa. O ano passado foi pior que esse ano. Eu acredito que seja produto químico que é lançado no rio”, contou

Espécies
Lambari, piapara e piaussu estão entre as principais espécies de peixes encontradas mortas no rio e, por conta do incidente, a água chegou a ficar azulada e com cheiro diferente. A principal suspeita é que seja descarte irregular de esgoto.
O biólogo Adalberto Gonçalves Cunha afirmou que há duas possibilidades.“Uma é a descarga de esgoto doméstico, o pessoal não trata o esgoto e joga. Agora, pelo cheiro que eles identificaram, provavelmente é um descarte de material químico de fazendas”, disse.

Cunha ainda explicou que a mortandade dos peixes desequilibra o meio ambiente.
“E como está ainda frio, os peixes vão mais para o fundo, onde fica o sedimento com os problemas e aí eles acabam morrendo. O duro é saber que são peixes grandes, não são pequenos e esses vão afetar uma falta de troca de gerações. Eles vão produzir menos peixes e aí, nos próximos anos, a gente vai ter falta de peixe no rio”, concluiu.
O resultado da vistoria feita pela equipe da Agência Ambiental de Araraquara ainda não foi divulgado

Um comentário:

Jon disse...

Acho que não é difícil de se encontrar os responsáveis por tal desastre ambiental com tanta tecnologia existente pra ser explorada pela CETESB.
Não tenho dúvidas de que existam cálculos pra medição de parâmetros que cheguem ao culpado.