sábado, 9 de junho de 2018

O que a região tem de melhor - " Solar dos Portuga"

Desde a tarde de 22 de abril de 1500, quando a esquadra de dez naus, três caravelas e cerca de 1,2 mil homens comandada pelo navegador português Pedro Álvares Cabral atingiu o litoral sul da Bahia, na região da atual cidade de Porto Seguro, a convivência entre portugueses e brasileiros não poderia ser melhor. Os portugueses constituíram o segundo grupo que mais povoou o Brasil, atrás apenas dos negros africanos.

Pois bem, a pauta de nossa matéria de hoje dentro do espaço “O que a região tem de melhor”, é o de apresentar aos que ainda não conhecem, um restaurante português instalado na cidade de São Carlos/SP, que vem conquistando ao longo dos dois anos de fundação, uma clientela seleta e apaixonada por tudo o que diz respeito à belíssima Portugal.

Claro que, em se tratando de gastronomia, o cardápio tem que ser elaborado com muito critério, variedade e bom gosto. Foi nesse sentido que o proprietário Plácido Ferreirinha(foto), um português nascido em Lisboa, falante e muito simpático, com direito a bigode típico, construiu os pratos que estão à disposição de seus clientes.

Entre as delícias que são oferecidas não poderiam faltar às diversas opções do tradicional bacalháu. De entrada, podemos escolher: bolinho de bacalhau, punheta de bacalhau, salada de polvo, alheira, camarão ao alho, sardinha de escabeche e pãezinhos à marujo.

Com todas essas delícias, ainda não falamos dos pratos principais: Naco de carne de vaca, carne de porco à portuguesa, chanfana de borrego, francesinha, bife de vaca, coelho a caçador, espetadas de carne de vaca, hambúrguer de alheira e muitos outros.

O bacalhau tem opções diversas: A Braga, a Zé do pipo, a lagareiro, com natas, a solar e o bacalhau espiritual. A carta de vinhos é especial com os tradicionais portugueses.
Ciça Marinho - Fadista

Uma vez apresentado os pratos, vamos falar do ambiente. Muito acolhedor e aconchegante fazendo com que todos se sintam à vontade. De tempos em tempos, Plácido traz de São Paulo, um trio: Cantora e dois músicos. A fadista Ciça Marinho, Wallace Oliveira com guitarra portuguesa e Sergio Borges dedilhando a viola de fado.
                                                         Bela noite junto aos amigos

Foi o que aconteceu, ontem, sexta-feira(10), onde fomos convidados a conhecer o Solar dos Portuga, pela família Guerreiro, de descendência portuguesa junto aos amigos, Neto e Eduardo. A noite não poderia ter sido melhor. A apresentação do trio foi simplesmente espetacular. O portuga Plácido fez a vez de anfitrião, sommelier, apresentador, e diga-se de passagem, muito exigente quanto ao silêncio exigido durante a apresentação da fadista Ciça, e animador mor. Uma bela surpresa foi também, a apresentação da Raquel, uma das colaboradoras do restaurante, que muito afinada e com voz encantadora, mostrou suas qualidades artísticas.

Fica aí a dica: "Solar dos Portuga" – Rua Marechal Deodoro, 1833 – São Carlos/SP – Telefone: (16) 3416 5945

O RESTAURANTE
O Solar dos Portuga, tem no seu cardápio os mais requintados e refinados pratos da gastronomia portuguesa. De Terça a Sexta feira ao almoço o "Solar dos Portuga" funciona com comida por quilo, mas sem nunca esquecer aquilo que temos de mais importante, a qualidade. Mesmo aos almoços por quilo, o bacalhau está sempre presente nas mais variadas receitas. Ás Sextas feiras, temos sempre ao almoço um menu especial, que o Solar dos Portuga chama de "Sextas gourmet", onde apresentamos pratos especiais que não temos em cardápio, tais como, arroz de pato, coelho á caçador, entre outros. Nas noites de semana, sábado todo o dia e domingos ao almoço, podem encontrar no nosso Cardápio, Polvo á Lagareiro, Filetes de Polvo com arroz do mesmo, Bacalhau á Lagareiro, Bacalhau à Zé do Pipo, Bacalhau à Braga, Chanfana de borrego e muitos outros, mas confeccionados aqui no Solar dos Portuga temos ainda a famosa Alheira e o ainda mais famoso Pastel de Nata, considerando que todo que é servido é por nós confeccionado.

4 comentários:

Unknown disse...

A emoção se apodera de mim e cega de chouro a minha visão cada vez que leio o texto. Bem haja

Unknown disse...

A emoção se apodera de mim e cega de chouro a minha visão cada vez que leio o texto. Bem haja

Antonio Maria Conti disse...

Conheço! É realmente muito bom ,vc não exagerou na matéria.

Ana Marta disse...

Meu restaurante predileto em São Carlos. Ai, o bacalhau.....