domingo, 20 de maio de 2018

Dourado completou 121 anos, com Desfile Cívico que emocionou a todos os presentes. Quatro Bandas Marciais e centenas de cavaleiros no grande evento

Domingo, 20 de maio de 2018, tudo preparado para uma grande festa de comemoração dos 121 anos de Dourado. Aliás, muito antes dessa data, a prefeitura local vem se mobilizando para apresentar o seu melhor, e neste ano, os organizadores do evento se superaram, apresentando uma festa de primeira grandeza na cidade, que hoje se apresenta como locomotiva da comarca. Vejam as fotos do evento, AQUI
Dourado - Arquivo Ronco

Depois de um suspense quanto a meteorologia, pois no dia anterior, a chuva deu as caras, após um longo período de estiagem. O sol amanheceu brilhando no azul do céu, como um prenúncio de que o que estava por vir, completaria o espetáculo.

O público foi tomando as ruas nas laterias aguardando o início das festividades. Os termômetros marcavam 18 graus, temperatura confortável e agradável para suportar as quase três horas de desfile cívico.
Público presente ao evento

Em frente ao majestoso prédio onde no passado foi sede do Banco Econômico, hoje sede da Prefeitura Municipal, foi montado o palanque para receber as autoridades locais e convidados, entre eles, o prefeito de Dourado Juninho Rogante, o vice Miguel Valencise, diretores das escolas, secretários de governo, vereadores da cidade, o Deputado Roberto Massafera, o prefeito de Ribeirão Bonito Chiquinho Campaner e assessores do Deputado Lobbe Neto.
Palanque de Autoridades - Luis Mário comandou a apresentação com a grandeza que o evento exigiu

A presentação do evento coube ao funcionário público Luis Mario  que soube alegrar o ambiente, já festivo.

O relógio marcava 9h00, quando deu-se início ao desfile cívico, com a participação de todas as escolas de Dourado, com os alunos impecavelmente uniformizados e orgulhosos de representarem suas escolas, as quais estudam. Os professores participativos, ao lado de cada grupo, apresentando ao público presente, os futuros profissionais que estarão disputando o mercado de trabalho.
Orgulhosos e elegantes

No palco das autoridades, o prefeito Juninho Rogante ao lado da primeira dama, Maria Eugênia e o casal de filhos, todos  orgulhosos e visivelmente felizes ao conferirem a grandeza do evento. Ao microfone, Rogante mostrou claramente o orgulho por comandar a pequena Dourado, mas grande no coração, daqueles que até mesmo sem conhecê-la a fundo, quando a visitam, ficam apaixonados pelo lugarejo de pouco mais de 8 mil habitantes. Se um dia houve uma certa disputa entre Dourado e Ribeirão Bonito, pela proximidade dos dois municípios, essa disputa não existe mais, primeiro por parte do amadurecimento da população em reconhecer as diferenças que existem com a particularidade de cada cidade. Porém, é notório que Dourado avança cada vez mais, como o município que está a frente dos demais, na comarca.
Juninho Rogante, o pequeno Antonio e a esposa Maria Eugênia

Talvez não seja esta a hora de comparações, mas não há como não tocar nesse assunto. Enquanto vemos crianças e adolescentes bem trajados, uniformizados, de cabeças erguidas num sinal de  respeito e orgulho por estarem marchando pelo município, em Ribeirão Bonito, apesar do quadro excelente de professores e orientadores, pouco têm conseguido, para que Ribeirão Bonito voltasse a impressionar com os seus desfiles cívicos que encantaram a todos no passado. Pelo que parece, nem mesmo uniformes a prefeitura está doando mais. E o que dizer de uma Banda Marcial? Nem passa pela cabeça do senhor Francisco José Campaner, que pena! As crianças e os jovens de Ribeirão Bonito merecem todo o nosso respeito, mas não estariam recebendo o mesmo respeito por parte da atual administração pública. Os professores e educadores também merecem todo o respeito, pois sabemos o quanto lutam pelos seus alunos. Quem sabe com a presença do senhor prefeito Campaner ao evento, tenha tomado "um banho" de civilidade. Tenha conseguido enxergar dentro de sua miopia, que o futuro são as nossas crianças. Tenha conseguido enxergar o orgulho dos douradenses em poder assistir um desfile digno de gente grande e dizer, moro em Dourado com muita honra e  orgulho.
Felizes  e abençoados os administradores que enxergam o nosso futuro

E por falar em Banda Marcial, a de Dourado deu mais uma vez um show. Outras cidades acompanharam a beleza do evento enviando suas bandas marciais também, como:  Trabiju, Brotas e Ibaté. 

Bandas Marciais de Trabiju - Dourado e Ibaté

E o que dizer de um conjunto formado por gente da cidade que engrandeceu o espetáculo de 20 de maio, a Orquestra de Viola Caipira de Dourado, trazendo à atualidade a recordação de suas raízes solidamente fincadas no centro do interior paulista. "Sou caipira, sim senhor, com muito orgulho e paixão", assim disse uma senhora que assistia ao evento.

Banda Marcial de Brotas

Este ano, Dourado homenageou um de seus filhos ilustres, trata-se de Éneas Gonçalves, o Maestro Tanaka, nascido em 27 de junho de 1939. Muitos dos músicos de hoje, devem ao Tanaka por seus ensinamentos. Recentemente o jornalista Carlos Nascimento do Sistema SBT de televisão fez elogios ao Tanaka, dizendo que foi com o maestro que aprendeu a tocar em fanfarra. Eu vou deixar para uma próxima oportunidade entrevistar o douradense no espaço "Gente Nossa".

Maestro Tanaka

Fechando o evento, a tradição da cavalgada dos cavaleiros douradenses e convidados que vieram de toda região, prestigiar o aniversário da cidade. Diga-se de passagem, esta é a terra dos 3 cavaleiros que marcharam durante dois anos no lombo de 6 animais, batendo o recode mundial em montaria a loga distância. Os irmãos Pedroca e Jorge Aguiar e José Reis, cavalgaram 21 mil km. O Guiness Book é prova dessa maratona.
"É aqui mesmo! É Dourado a cidade dos cavaleiros", gritou um peão do alto de seu cavalo. 
Fechando o desfile cívico com os Cavaleiros

Felizes aqueles que administram uma cidade, com os olhos voltados ao seu povo. Felizes daqueles, que respeitam a sua população. Felizes daqueles que não se envergonham ao mostrar as tradições de seus municípios, e muito ao contrário, de peito aberto, com sorriso no rosto, com a paixão dos verdadeiramente apaixonados pelo chão, onde foram criados e criam seus filhos, fazendo questão de mostrar ao mundo, que viver em coletividade e proporcionar o melhor para sua gente, é investir em um futuro melhor e bem estar para todos.


"O que eu tenho dito é que a cidade não deve ser um problema, a cidade é a solução para a humanidade. Do mesmo jeito que abelhas vivem em colméias e formigas em formigueiros, nos seres humanos temos que ter a capacidade de planejar o nosso habitat" (Ivan de Carvalho)

Parabéns Juninho Rogante pelo que você e sua equipe apresentaram aos presentes. Parabéns Dourado pelos seus 121 anos. Vida longa para esse pequeno município, mas grande no coração. 

Com os meus respeitos,
Ronco

Vejam as fotos do evento, AQUI

Nenhum comentário: