segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Reivindicação mais que justa dos leitores do Blog do Ronco

O Blog do Ronco tem recebido muitos pedidos para que acompanhe o caso "O dinheiro sumiu", fato relatado na semana passada quando a Câmara de Dourado deu falta de R$ 32.500,00 de sua conta, depositados em um banco da cidade. Sabemos que o presidente do Legislativo, Braz Desajacomo lavrou junto à Polícia Civil um boletim de ocorrência narrando os fatos ocorridos,  e que segundo consta, foi descoberto no último dia 15 de fevereiro. Braz, pelo que o Blog apurou até o momento, estaria munido de documentos que poderão comprovar durante o processo investigativo, que no cargo de Presidente da Câmara, agiu corretamente e legalmente.

A dúvida ainda permanece como tais recursos foram desviados, sendo que apenas dois vereadores tinham a missão de assinarem em conjunto: O Presidente e o 1º Secretário, cheques da casa legislativa e devidamente xerocopiados e arquivados. Aventou-se a possibilidade de transação via internet, o que ainda, oficialmente não houve confirmação. Não há notícia de que o caso segue em segredo de justiça, ao menos que tenhamos essa informação.

Dessa forma, os questionamentos são muitos: 

- De que forma se deu a transação?
- A informação é de que o primeiro saque foi em janeiro, ninguém descobriu antes?
- O que diz o banco? O banco não possui a autorização daqueles que podem  assinar e sacar em nome da Câmara Municipal? Existe um documento com os nomes daqueles que possuem  autorização para emitir cheques em nome do Legislativo?
- Se a autorização é para apenas dois vereadores, como poderá, um suposto terceiro elemento(se é que existe) ter sacado quantias que foram descritas em 24 saques(conforme consta no B.O.)?
- Será que foi apenas um erro contábil e não houve nenhum saque? O extrato bancário está anexado ao B.O.? É correto dizer que a Polícia Civil já teria o número da conta para onde teria ido parar os recursos transferidos da Câmara?
- Se o banco não fornecer informação do possível favorecido, ou dos possíveis favorecidos, o delegado poderá acionar o fórum da comarca em busca de autorização judicial?

...A Polícia Civil está encarregada do caso e na sexta-feira(16) o Blog do Ronco entrou em contato com um delegado que não mais responde por Dourado, portanto não está no caso. O Blog continua em contato com a Polícia Civil e quando obter informações, repassará aos seus leitores. No momento não há mais informações a não ser a que já foi postada.

Nota do Blog: O Blog corrigiu o número de saques que teria ocorrido contra a Câmara de Dourado, não teriam sido 22 saques e sim 24 saques. Nada até o momento foi apurado com exatidão, e cabe à Polícia Civil esse trabalho. Comentários fora da realidade, são prematuros e não devem ter créditos, até que se chegue aos possíveis responsáveis.

Em Tempo: Sabe-se que o banco estornou à conta da Câmara, os R$ 32.500,00 assim que foi reclamado o referido valor.

Um comentário:

JP disse...

Tô quase acreditando que isso tudo será engavetado...