segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Karina Caciola fala ao blog de sua rotina na USP, após ter ingressado em 5 faculdades de Medicina

Dourado/SP 
Karina Caciola, hoje com 22 anos, ingressou na faculdade de medicina em 2015. Fizemos uma entrevista com a jovem, logo após ter conseguido um feito sonhado por muitos, entrar em várias faculdades e poder escolher uma delas.
 Karina Caciola

Com uma rotina de estudo intensa, deixando de lado muito que todos os jovens gostam de fazer nessa idade, Karina se organizou, preparando-se diariamente para as provas. O resultado foi o ingresso na USP (Universidade de São Paulo), Unesp(Universidade Estadual Paulista), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e UFMG(Universidade Federal de Minas Gerais), sendo que nessas duas últimas em primeiro lugar. As demais em primeira lista. Karina optou por cursar a Faculdade de Medicina da USP.
Alunos do curso de medicina da USP

Assim que as aulas recomeçarem, Karina estará em seu quarto ano de medicina. De acordo com a jovem, os três últimos anos de faculdade foram dentro de suas expectativas. “É difícil, tem que estudar bastante.  É um pouco diferente de quando está se preparando para ingressar na faculdade onde estudava todos os dias e de forma regrada, caso deixasse de estudar um único dia era prejuízo na certa, mas era o que eu esperava”, disse.

Karina chegava no cursinho às 7h00 e saia às 22h00. Aos sábados estudava nos períodos da manhã e tarde e a noite reservava para diversão. Aos domingos, quando não havia simulado, fazia uma redação e descansava para a maratona do dia seguinte.
 Karina na cidade dos avós, em Dourado/SP

Além de cursar medicina, Karina leciona física para um grupo de 65 alunos em um cursinho da própria faculdade, o MedEnsina, que é um curso comunitário (gratuito) organizado por alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP).

Karina também leciona física por duas horas no cursinho Poliedro, sempre aos sábados. Aulas particulares também fazem parte da rotina da futura médica, lecionando física, matemática, química e biologia, num total de 28 aulas por semana para um grupo de 12 alunos. Karina fala com orgulho que três de suas alunas particulares ingressaram em medicina neste ano de 2018, fora outras quatro que já haviam ingressado em medicina em anos anteriores sob sua orientação.

Para o ano que se inicia os alunos terão mais aulas práticas, é o chamado pré-internato, que são aulas no Hospital das Clínicas com pacientes reais. A fase de anatomia em que os universitários estudavam cadáveres conservados em glicerina já passou. Autópsia também fez parte do último ano do curso, onde corpos de pessoas recém falecidas eram analisados.

Perguntado à Karina se em algum momento do curso teve dúvidas se era realmente o que queria, a resposta foi rápida e objetiva: “Não, nunca tive dúvidas! É o que quero e o que gosto”!

Para o quarto ano, serão 6 meses em clínicas, divididos em várias áreas, como cardiologia, oncologia, ginecologia e outras, e no segundo semestre estará reservado para as cirurgias, em áreas diferentes.

Karina ainda não escolheu a área da medicina que mais gosta: “Eu gosto bastante de muita coisa, ainda não decidi, tem tempo para isso”, disse.

Como ninguém é de ferro, Karina estáq em férias, e claro, escolheu Dourado cidade onde nasceram seus avós e sua mãe. Perguntamos se nesse período rira estudar, Karina disse que até o momento da entrevista não havia tido contato com os livros. Como o período era de chuvas intensas, aguardava o momento para um passeio a cavalo, na Fazenda Bela Vista.

Karina disse que as férias são suficientes para recarregar as baterias e voltar à rotina, que adora, estudar e cursar medicina.

Nota do Blog: Os avós de Karina: Ruth  e Ananias Gonçalves dos Santos. Os pais: Lourdes e João Sergio Caciola.

Nenhum comentário: