segunda-feira, 7 de agosto de 2017

O Fascínio pelos leilões e seus leiloeiros

João Gabriel e Nilson Francisco Genovesi, verdadeiros craques na arte de leiloar. Como dizia o saudoso e amigo Fiori Giglioti: "Abrem-se as cortinas e começa o grande espetáculo". Boa noite senhoras e senhores....um show a parte... 
Martelo batido, produto vendido

Desde a antiguidade, entre os fenícios, os navegadores já faziam uma espécie de leilão, vendendo as suas mercadorias a bordo, com os navios atracados no porto. Na Grécia antiga, e posteriormente em Roma, as técnicas do leilão foram aprimoradas, assemelhando-se ao que temos hoje.(Cleverlan Antônio do Vale).

No final de semana que passou o Santa Clara Eco Resort sediou o leilão "Nelore Euro Motors Breeders Cup", em suas belas instalações. De acordo com informações um dos promotores do evento, o pecuarista João Leopoldino, em visita ao resort de Dourado teria ficado muito bem impressionado pelo local, as instalações, o serviço e a hospitalidade do Santa Clara. Nessa oportunidade foi que surgiu a ideia de propor ao proprietário do resort,  Jan Krueder, um evento que pudesse reunir criadores e admiradores da raça Nelore. Martelo batido, e o evento ocorreu nos dias 3, 4 e 5 de agosto.
                                        Leilão "Nelore Euro Motors Breedes Cup"

Tudo muito bonito e bem organizado, como normalmente é feito no Santa Clara Eco Resort. Nesta feita, teve o toque especial do "Programa Leilões", que foi o realizador do evento. Para que a festa do Nelore fosse completa, a "Programa Leilões" escalou dois dos mais conceituados leiloeiros do país nesse seguimento: João Gabriel e Nilson Francisco Genovesi.
                                                Nilson Genovesi e João Gabriel

O pai de Nilson Francisco, Nilson Genovesi, faleceu em 2012, aos 78 anos, foi ícone na profissão de transmissão do turfe no Brasil e deixou sua marca que até hoje é nome reverenciado no turfe. Nilson pai foi o grande incentivador do filho Nilsinho. Nilson pai, Narrou corridas em várias emissoras de rádio, tendo no currículo mais de 50 anos na carreira. 
Nilson Francisco Genovesi, carinhosamente conhecido por Nilsinho, herdou do pai o talento, a vontade e o prazer pelo esporte. Carreira consagrada de leiloeiro, Nilsinho criou uma maneira própria de apresentar os produtos que irá vender. Voz firme, atento aos movimentos dos pisteiros, do lote que será leiloado e principalmente ao público comprador. A habilidade do Nilsinho encanta a todos. O preparo antes do leilão é uma das tarefas mais importantes. Nesse quesito, tanto João Gabriel quanto Nilsinho sabem da importância em conhecer detalhes do plantel, do criador e outros aspectos que farão a diferença na hora de oferecer o produto. 
O bom relacionamento que ambos têm com os criadores, o envolvimento nos bastidores é tão importante quanto o leilão em si. O sucesso do leilão se deve a vários fatores e entre eles, o trabalho impecável dos leiloeiros. Não é atoa que há uma preferência pelos dois profissionais mencionados, pois sabem que seus produtos estarão bem encaminhados e representados. Como diz o próprio Nilsinho, o importante é oferecer ao comprador um preço justo ao produto e não o mais caro, ou o mais barato, e ter esse equilíbrio é fundamental para um bom leiloeiro.
João Antonio Gabriel de família de fazendeiros,  é muito experiente e participa dos principais leilões do zebu, um dos mais conhecidos do país, já tem 40 anos de carreira. Começou a leiloar em 1975. Quando sobe ao púlpito João Gabriel se transforma e incorpora a figura de um verdadeiro mestre de cerimonia. Elegante no linguajar, rápido no raciocínio, sempre atento a tudo que acontece ao seu redor, sabe o momento exato de bater o martelo.

 Os comentários são sempre oportunos na direção de homenagear e enaltecer os criadores e seus produtos. Não se formam leiloeiros sem que os mesmos possam conhecer a fundo o que irão vender, e nesse aspecto João é imbatível, sabe o que faz, o que vai vender e a quem pode oferecer. João Gabriel sempre que pode, faz menção elogiosa a um mestre do leilão, Trajano Silva, que trouxe ao país a arte de leiloar.
Fotos: Ronco

Nenhum comentário: