terça-feira, 22 de agosto de 2017

Carta aberta à professora agredida com socos

Prezada professora, o ocorrido com a senhora me deixou descrente de que a Educação no país esteja no caminho certo.  Pelo jeito sou ultrapassado e fora de moda, pois na minha época os professores representavam a continuidade da educação que recebíamos em casa. Nosso respeito pelos mestres era tão grande quanto ao que dedicávamos aos nossos pais. Na sala de aula, recebíamos os professores em pé e cantávamos o hino Nacional e o hino do colégio, antes do início das aulas. Em datas festivas como o dia dos professores, levávamos com orgulho uma lembrancinha e fazíamos questão de ganhar um abraço daqueles que nos ajudaram em nossa formação.

Sou ultrapassado professora, com certeza as coisas parecem que mudaram, e para minha tristeza, para pior. Há nitidamente uma inversão de valores. Levantar a mão para um professor significava que queríamos perguntar algo, só isso, professora.

O relacionamento pais e mestres sempre foi no mais alto nível, com um único objetivo, o de nos preparar da melhor forma possível para o nosso futuro.

O tempo passou professora e vejo que valores fundamentais na educação que se aprende em casa já não é a mesma. Há uma visível deterioração no seio da família. Os conceitos familiares mudaram, filhos mandam nos pais e até chegam a espanca-los. Nunca imaginei que pudéssemos chegar a esse ponto. Perdi meus pais muito cedo professora, ainda bem que não assistiram a essas cenas horrorosas como a que a senhora sofreu. Não sei qual seria a reação deles, professora.

Sou ultrapassado prezada professora, sou do tempo em que a palavra de um mestre era algo para ser acatado e respeitado. Atos simples como o cumprimento de bom dia e boa tarde, eram comuns entre alunos e professores. Aliás, os professores sabiam o nome de nossa mãe, tamanha era a boa relação entre elas.

Quando algo não ia bem, era certo que a professora chamava minha mãe e relatava o que estava acontecendo. Quem diria, não professora? Que coisa fora de moda, não é?

Desculpe professora pelo ocorrido, desculpe pela vergonha que senti ao ver nos jornais a coragem, a falta de respeito e a brutalidade de um garoto de 15 anos.

Desculpe professora por viver numa época em que não há mais respeito por nada. A Educação no país não é prioridade, infelizmente. E infelizmente os pais tidos como “modernos” acham que tudo o que os filhos fazem é bonito e não merecem castigos.

Errados somos nós professora, nascemos em outra época, hoje em sala de aula, pelo que estamos assistindo, muitos alunos saberão o que é respeito, cordialidade, amor e carinho só mesmo consultando o  dicionário.

Com os meus sinceros respeitos professora!

Assinado
Pedro Sergio Ronco
Um cidadão ultrapassado.

Nenhum comentário: