quinta-feira, 6 de julho de 2017

Prefeito de Ribeirão Bonito decreta intervenção na Santa Casa de Misericórdia

O Prefeito Francisco José Campaner(PSDB) decretou intervenção na Santa Casa de Ribeirão Bonito. 


Em reunião realizada nesta quinta(6), às 16h00, na sede da Prefeitura Municipal de Ribeirão Bonito com a presença de: Valéria do Prado Tanganini, Marcelo Natal Franquim, Carlos Alberto Mello Buzzá, Eduardo Mamoru Tiba, Monia Natacha de Mello Casemiro, Paulo Roberto Mascaro e Viviane Cristina Freitas Risso, representando o Conselho de Administração da Santa Casa e Matheus Bernardo Belbon e Aldo de Freitas Braga, representando a empresa especializada contratada pela prefeitura de Ribeirão Bonito para a prestação de serviços relacionados à saude pública, com a finalidade de exposição de motivos que ensejaram à realização de possível intervenção do Poder Executivo Municipal na Santa Casa local.

Dentre os fatos da reunião, foi dado ciência aos conselheiros, acerca de fatos apontados como irregularidades no Contrato de Gestão entre a Santa Casa e a Prefeitura Municipal.

Em documento assinado por todas as pessoas mencionadas acima, dando ciência da comunicação, foram apontadas a falta de qualificação como Organização Social da entidade, o qual se deu no ano de 2014. Diz ainda o documento, que o contrato ora vigente foi realizado, mesmo após a ocorrência da tal perda.

Em rede social, o prefeito Chiquinho Campaner já se pronunciou a respeito dessa intervenção. Disse o prefeito em gravação, que essa intervenção tem prazo de 90 dias, declarando ser necessária e urgência a destituição da diretoria(intervenção). Segundo o prefeito, após esse período, deverá entregar a administração da Santa Casa novamente para o Conselho de Administração da entidade. (clique na imagem e veja a ata da comunicação da possível intervenção)

A interventora nomeada pelo prefeito Campaner, segundo a gravação,  é a atual Secretária da Saúde Maria Eliza Alboléia, com quem tentamos contato sem que houvesse retorno à nossa ligação.  Para que a intervenção possa ter efeito,  há a necessidade de publicação no Diário Oficial do Município, o que deverá ocorrer, possivelmente, amanhã, sexta(7).

Em contato com o Provedor da Santa Casa Marcel Rofeal, o mesmo nos disse ter ficado surpreso com a determinação do prefeito ter decretado intervenção na entidade em virtude de uma reunião ocorrida hoje, quinta(6), às 14h00, onde, segundo Rofeal, foi lavrado uma ata na qual teria ficado acordado a prorrogação do Contrato de gestão por um prazo de 90 dias, ou seja, que a situação havia sido resolvida temporariamente.

Marcel Rofeal nos informou ainda, que nessa reunião estiveram representando o Legislativo, os vereadores: Dimas Lima(DEM), Armando Simões(PTN), Leandro Mascaro(DEM) e Valdinei de Oliveira(DEM). Representando a Santa Casa, o provedor Marcel Rofeal,  o advogado da entidade Leandro de Almeida Prado, o contador Marcelo Natal Franquim e o médico Caio Buzzá. Pela prefeitura, a Secretária da Saúde Maria Eliza Alboléia e a funcionária pública Marcela Flora e mais dois advogados. Ainda presente estava o vice-prefeito Luiz Arnaldo Lucato(DEM), o Nanado.

Nenhum comentário: