quinta-feira, 20 de julho de 2017

Fazenda Bela Vista de Dourado guarda uma relíquia da história do Brasil

Sede da Fazenda Bela Vista em Dourado, propriedade de Pedro Luiz Dias Aguiar

A Fazenda Bela Vista em Dourado além de sua beleza natural, guarda alguns documentos da história do Brasil. Entre eles, uma carta escrita de próprio punho por D. Pedro II, que foi o segundo e último monarca do Império do Brasil, tendo reinado o país durante um período de 58 anos. A carta foi endereçada ao  Ministro de seu governo, Pedro Luiz Pereira de Souza, que vem a ser bisavô de Pedro Luiz Dias Aguiar, o Pedroca(foto), proprietário da Fazenda Bela Vista.

Pedro Luís Pereira de Sousa (Araruama, 13 de dezembro de 1839 —Bananal, 16 de julho de 1884) foi um advogado, jornalista, político, orador e poeta brasileiro. Filho do comendador Luis Pereira de Sousa e Dona Carlota Viterbo de Sousa. Foi deputado em dois mandatos, ministro dos Negócios Estrangeiros e presidente da província da Bahia, de 29 de março a 11 de dezembro de 1882 e de 16 de dezembro de 1882 a 14 de abril de 1884. Como ministro interino da Agricultura, Comércio e Obras Públicas pede para Machado de Assis continuar como oficial de gabinete. Em 1880 foi agraciado com o título de conselheiro do Império.  Era tio do presidente Washington Luís Pereira de Sousa; é patrono da cadeira 31 da Academia Brasileira de Letras. Em 1934 a academia publicou os seus Dispersos.

A carta: Senhor Ministro Pedro Luiz
"Fiz mais algumas reflexões, mas as circunstâncias não permitem realizar".
Dom Pedro II  4 de dezembro de 1890
Carta de próprio punho escrita por Dom Pedro II endereçada a Pedro Luiz Pereira de Souza

Tendo herdado um Império no limiar da desintegração, Pedro II transformou o Brasil numa potência emergente na arena internacional. A nação cresceu para distinguir-se de seus vizinhos hispano-americanos devido a sua estabilidade política, a liberdade de expressão zelosamente mantida, respeito aos direitos civis, a seu crescimento econômico vibrante e especialmente por sua forma de governo: uma funcional monarquia parlamentar constitucional. O Brasil também foi vitorioso em três conflitos internacionais (a Guerra do Prata, a Guerra do Uruguai e a Guerra do Paraguai) sob seu reinado.

Pedro Luiz Pereira de Souza, a quem D.Pedro II se dirigiu na carta,  também foi nomeado Presidente da Bahia, tendo lutado bravamente pela abolição. Intelectual, ocupou a cadeira de número 31 da Academia Brasileira de Letras. Seu assistência à época foi Machado de Assis.

Pedro Luiz  Pereira Souza morreu cedo, com 46 anos. Alguns anos após sua morte, a família de Pedro Luiz recebeu alguns escravos que vieram lhe pedir perdão pela morte de Pedro, pois os próprios escravos que o teriam matado, com veneno que misturavam à farofa que Pedro tanto gostava. Esse alimento com o tal veneno colocado em pequenas quantidades diariamente, acabou corroendo o sistema digestivo de Pedro. 

Nenhum comentário: