quarta-feira, 19 de julho de 2017

Dourado, a capital dos adeptos dos cavalos

Cavalo é uma paixão para muitos, tanto quanto um automóvel é para outros tantos. A diferença entre esses dois grupos de adeptos está na sintonia fina, na relação que os primeiros têm com o animal.

O homem e o cavalo é uma relação incrível, que só mesmo os que amam as cavalgadas e a parceria que se forma entre o animal e o humano podem descrevê-las. Para que haja uma completa harmonia entre ambos é preciso gostar e admirar o cavalo. O amor de uma pessoa pelos cavalos nasce com ela; o amor do cavalo pelas pessoas tem que ser conquistado.(Claudia Leschonski).
Desfile em Dourado

Dourado, cidade pacata do interior paulista tem algo de mágico entre o homem e o cavalo. A tradição dos cavaleiros que amam seus animais, deste pequeno chão de terra, é um bom exemplo e que vem de bem longe.
Sebastião Assumpção Malheiro ao centro com familiares

Sebastião Assumpção Malheiro foi um ícone na formação da raça Mangalarga. No seu criatório em Dourado, garanhões renomados como Absyntho, Talento e Buriti, deixaram filhos que até hoje são respeitados.

Malheirinho, neto de Sebastião e que tem o mesmo nome do avô,  tomou gosto por cavalos a ponto organizar a cavalgada que ainda é recorde mundial registrado no Guines Book. Os irmãos Pedro Luiz Aguiar e Jorge Aguiar juntos com o amigo José Reis, todos de Dourado, à época sessentões, cavalgaram 21 mil km no lombo de animais da raça Mangalarga Marchador. Saíram de Dourado atravessaram do Oiapoque até atingir o Chuí, chegando à capital paulista, após 2 anos de cavalgada. 

   Pedroca como é conhecido Pedro Luiz, é proprietário da Fazenda Bela Vista, onde está instalado o seu hotel, e uma das atividades é a cavalgada organizada pelo cavaleiro douradense que tem  laços fortes com os cavalos.
 José Reis, Pedroca e Jorge Aguiar - 21 mil km de cavalgada

Outra cavalgada organizada pelo Malheirinho, foi “Tropel Mangalarga 1400”, evento que celebrou os 50 anos de Brasília, onde animais e cavaleiros partiram de Dourado chegando a Capital Federal após 1.400 km de percurso.
   Tropel Mangalarga 1400

Outro apaixonado por cavalos é de Dourado também, é   Plínio de Rezende Kiehl, proprietário da Fazenda Santa Carolina, renomado criador da raça Quarto de Milha de linhagem de corrida. Plínio participa uma vez por ano de um dos melhores leilões do Quarto de Milha. É comum seus animais baterem o recorde de preços. Com isso, a cidade de Dourado está sempre muito bem representada.
Páreo no Jockey Club de Sorocaba

No passado, Karin Von Kameke durante anos participou com o seu plantel de Quarto de Milha na modalidade conformação.

Com essa tradição, Dourado pode pleitear o codinome de Capital dos Adeptos dos Cavalos.

Nenhum comentário: