sexta-feira, 30 de junho de 2017

Santa Casa de Ribeirão Bonito encaminha representação para Câmara solicitando fiscalização em local de descarte de lixo hospitalar

 Local onde o lixo é descartado na Santa Casa de Ribeirão Bonito

A Santa Casa de Ribeirão Bonito encaminhou à Câmara Municipal, nesta sexta(30), uma representação assinada pelo provedor  Marcel Rodrigues Ferreira Almeida, informando que houve paralisação na coleta de lixo hospitalar da entidade e em consequencia do fato, o local destinado ao descarte desse lixo está completamente ocupado com os mais variados tipos de descartes com resíduos dos serviços de saúde. Ainda no documento, o provedor ressalta a importância da transferência desse material, pois permanece exposto a riscos de proliferação e contaminação.

A Santa Casa solicita a fiscalização do Legislativo no sentido de tomar conhecimento da situação e determinar à prefeitura o pronto recolhimento do lixo hospitalar, evitando-se assim, a deflagração de eventuais e desastrosos danos à Santa Casa de Misericórdia. O ofício foi encaminhado por cópia ao Departamento de Saúde de Ribeirão Bonito.

No segundo parágrafo do ofício, a Santa Casa diz que a municipalidade não teria formalizado contratação com empresa especializada na coleta e descarte de resíduos sólidos hospitalares, tendo se utilizado de forma precária e informal com empresa, sem o devido contrato. A paralisação dos trabalhos de coleta de lixo hospitalar pela prestadora de serviços, segundo informa o ofício, teria sido pela suposta falta de pagamento de janeiro a início de julho de 2017.

De acordo com o documento, no site da Prefeitura, há a informação de que a licitação para as empresas interessadas no recolhimento do material hospitalar, estará sendo realizada hoje, sexta(30).

 Ofício encaminhado à Câmara Municipal e ao Departamento de Saúde. (clique na imagem)

Fotos: Santa Casa

Lixo Hospitalar
Os resíduos hospitalares ou de serviços de saúde são aqueles provenientes do atendimento a pacientes ou de qualquer estabelecimento de saúde ou unidade que execute atividades de natureza de atendimento médico, tanto para seres humanos quanto para animais. Esses tipos de resíduos também podem ser encontrados em locais como centros de pesquisa e laboratórios de farmacologia.
Tais materiais podem representar risco à saúde humana e ao meio ambiente se não houver adoção de procedimentos técnicos adequados no manejo dos diferentes tipos de resíduos gerados como, materiais biológicos contaminados com sangue ou patógenos, peças anatômicas, seringas e outros materiais plásticos; além de uma grande variedade de substâncias tóxicas, inflamáveis e até radioativas. (informação Internet)

Nenhum comentário: