quarta-feira, 17 de maio de 2017

Ratão do Banhado capturado no Centro Juvenil São Domingos Sávio, em Dourado

Ratão foi confundido com filhote de capivara
 Rato do Banhado foi encontrado nas proximidades da Rádio SDS em Dourado

O Johnny, coordenador do zoológico de Dourado foi chamado para atender a uma ocorrência nas proximidades das dependências da Rádio SDS, no Centro Juvenil São Domingos Sávio, pois um animal silvestre andava pelas redondezas. Ao chega no local, Johnny visualizou um Ratão do Banhado. Com tranquilidade e a experiência de muitos anos lidando com a fauna, Johnny capturou o animal e deverá soltá-lo em mata próxima a um banhado no município. 
Wikpédia
Ratão-do-banhado (nome científicoMyocastor coypus), também conhecido por nutriacaxingui ou ratão-d'água, é uma espécie de roedor da família Echimyidae. Ocorre no sul da América do Sul. Pelagem marrom-avermelhada, cauda longa e grossa, revestida por escamas e pêlos ralos, vivendo embanhadoslagoas e rios.
Dorme durante o dia. Alimenta-se de capim, raízes e plantas aquáticas e herbáceas, tubérculos, folhas, grãos, carne e peixe. O macho cuida dos filhotes no nascimento, protegendo e alimentando até a fêmea se recuperar. Os ninhos são construídos com junco e casca de árvores em tocas de 1 metro de comprimento. Ninhadas de até 4 filhotes, vive 15 anos, pesa até 9 kg e pode medir 100 cm com rabo. Nada bem, mergulha mal e caminha bem devagar. Patas ágeis com 5 dedos, providas de membranas interdigital, o que facilita a natação. Pelagem bonita pois tem muito cuidado com ela. Com suas garras lava e penteia, esfregando as patas no canto da boca, onde é liberada uma substância gordurosa, e aí passa esse óleo no pêlo, que fica bastante brilhante. Entre seus principais predadores estão onças e jacarés.

Nenhum comentário: