sexta-feira, 7 de abril de 2017

Santa Casa de São Carlos realiza terceira captação de múltiplos órgãos em 2017

A Comissão de Captação de Transplante e Tecido Humano da Santa Casa de São Carlos realizou em 27 de dezembro, a quarta captação de múltiplos órgãos de 2016. Dessa vez foram captados rins e fígado.
A paciente de 52 anos teve diagnóstico de morte encefálica constatada no dia 26. A família em um ato de solidariedade e humanismo autorizou a doação dos órgãos. Isso só foi possível porque a paciente em vida, manifestou o desejo de ser uma doadora de órgãos.
A equipe de São Jose do Rio Preto fez a retirada do fígado e a equipe do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto retirou os rins. Esse ato de solidariedade irá beneficiar diretamente três pacientes que estão na fila de espera para receber os órgãos para transplante.
Na avaliação do médico e coordenador da Comissão de Captação e Transplante da Santa Casa, Ivan Carlo de Manzano Linjardi o esclarecimento e a divulgação da importância de se ser um doador para a população são essenciais para se ter um número mais expressivo de captação de órgãos.
“Quanto mais doações acontecerem, um maior número de informação chega às pessoas e esse tema passa a ser discutido em família. Com o diagnóstico de morte encefálica concluído, passa ser a família do paciente, que faz a autorização da doação. Com a informação difundida, amplifica-se a chance de se ter um número maior de doadores”, relatou.
Para Linjardi, o caminho de ampliação do trabalho da Comissão é logo. “O ideal é que o tema da doação de órgãos seja amplamente discutido na sociedade”.
A Santa Casa já realizou de 2009 até agora perto de 120 captações de córneas e sete captações de múltiplos órgãos. “O número de captação de córneas, que é um processo mais simples, está aumentando e a meta é atingir perto de dez por mês. Já a captação de múltiplos órgãos tem como meta atingir cinco por ano”, relatou Linjardi.
O médico ressaltou que o processo de captação de órgãos só ocorre quando há a certificação de morte encefálica, processo que leva de 24 a 48 horas pela equipe médica e de enfermagem da Santa Casa e com colaboração de equipes de hospitais referenciados como o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto.
Empenho
A Mesa Administrativa da Santa Casa valoriza o gesto de solidariedade da família na doação. “Mesmo no momento difícil de uma perda os familiares tiveram a nobreza de olhar em direção a outros seres humanos que sofrem na fila de espera por um transplante. Por isso, o hospital está atendo a essa questão e direcionado na qualificação dos profissionais e na aquisição de novas tecnologias para dar suporte para a captação de órgãos”, ressaltou o provedor Antônio Valério Morillas Júnior.

Nenhum comentário: