segunda-feira, 3 de abril de 2017

LBM -Tecnologia em Soluções Plásticas inicia os trabalhos em Dourado

LBM – Tecnologia em Soluções Plásticas já iniciou os trabalhos em Dourado, porém ainda em fase de testes, pois está previsto para o próximo dia 14 de abril, todo o processo de produção e fabricação já nas novas instalações. Foram contratados inicialmente 27 funcionários, sendo 7 homens e 20 mulheres. A proposta da empresa recém instalada na cidade é chegar aos 70 funcionários em breve. Todos os contratados são moradores em Dourado e os que irão ser chamados também deverão ter residência na cidade.
Vista frontal da empresa LBM

                                   O Empresário
Marten Idema, 51, empresário, formado pela Universidade  Mackenzie,  Diretor proprietário da LBM Tecnologia em Soluções Plásticas, transferiu sua empresa com sede em Diadema-SP, para Dourado.

Marten, em uma divisão societária se afastou da empresa por um período de 6 anos, espaço de tempo esse que propiciou ao empresário um aprendizado considerável em uma multinacional que dominava o mercado de cartões magnéticos. De volta à empresa no início de 1994, imprimiu um novo ritmo de trabalho aliado ao conhecimento adquirido no período em que se ausentou da MR Card, antiga razão social da atual LBM.

Marten reside na cidade de Ribeirão Bonito com a esposa Luciana e a filha Mariana. Quando decidiu mudar para o interior, a primeira possibilidade foi a transferência para Ribeirão Bonito. Em contato com prefeitos da época, inicialmente Paulo Veiga e posteriormente Wilson Forte Junior, as negociações não avançaram, apesar da boa recepção que teve por parte dos chefes do Executivo, segundo Marten. Não foi possível chegar a um acordo por motivos diversos,  sendo que a falta de indicação por parte da prefeitura para a instalação da empresa, foi um dos motivos que pesou na decisão de procurar outra cidade.

 Marten conseguiu uma audiência com o prefeito de Dourado Juninho Rogante, que percebeu claramente o potencial da empresa e o entusiasmo de Marten. O chefe do Executivo douradense trabalhou favoravelmente para que a transferência fosse realizada o quanto antes. Em uma carta de intenções, o empresário declarou o interesse em se mudar para Dourado. Rogante mais que depressa intermediou uma conversa entre o empresário e os vereadores da cidade, onde foi possível a apresentação dos planos da empresa em se instalar em Dourado. Aprovado por unanimidade dos parlamentares, e já com o aval do prefeito, Marten deu início às obras de recuperação do antigo barracão onde  funcionou por longo período o Cotonifício Santa Ignácio.

O Local
O local escolhido e acordado entre a prefeitura de Dourado e o empresário Marten Idema, foi no antigo prédio do Cotonifício Santo Ignácio, de propriedade da prefeitura, no centro da cidade. Há muitos anos que o prédio estava abandonado e nenhum projeto havia sido contemplado até aquele momento. De acordo com Marten, somente em construção e materiais, foram investidos mais de 2,5 milhões, transformando o antigo barracão em modernas instalações.

                                                                                                   O Trabalho

 A LBM atualmente é responsável pela emissão de cartões de crédito das mais importantes bandeiras nacionais, além disso produz uma gama extensa de produtos com a mais avançada tecnologia, como: Cartão Consumo / Acesso / Estacionamento; Cartões Código de barras / tarja magnética / chip proximidade; Cartões Pré-pagos, telefônicos e de presente (gift cards); Cartões com senhas protegidas (raspadinha); Cartões com economizador de energia; Cartões Translúcidos (Transparentes); Cartões de Associação e Fidelidade; Cartões Seguro e Saúde; Crachás de Identificação; Cartões Promocionais; Cartões de banco; Cartão vale transporte; Cartão vale alimentação; Cartões Fã Clube; Cartão Playcard Games; Cartão Key-card; entre outros.

Alguns produtos ainda são importados dependendo apenas do acabamento pela LBM. No futuro, o empresário Marten pretende produzir tudo em Dourado, pois haverá incentivo fiscal pelo fato de estar afastado do grande centro como São Paulo desenvolvendo novos produtos junto com universidades da região, como São Carlos e Araraquara, através de convênios. Dessa forma, a empresa terá uma redução tributária considerável. A LBM atualmente, é especializada em fabricação de plásticos, impressão e chip.

                                                                           Equipe
No controle geral da LBM está Marten Idema que terá sua esposa Luciana como diretora e, na Gerência Comercial, Dulcimar Trczisnki.
Dulcimar(Gerente) Luciana e Marten

Novo Mercado
Um novo mercado para a LBM está na fabricação de frascos plásticos para empresas de cosméticos. Para esse mercado, a LBM está desenvolvendo um chip que será implantado no interior do frasco para evitar falsificações. Dessa forma além de ter em mãos o estoque do produto através de leitor óptico, terá também a segurança quanto à falsificação. A LBM pretende produzir 2 milhões de frascos por mês. Somente nesse setor no futuro, haverá a necessidade de contratação de mais 20 funcionários.

                                                                                              Clientes
Entre os variados clientes da LBM, estão 3 bancos, em que a empresa confecciona os cartões magnéticos, etiqueta com o nome e endereço dos clientes do banco, os coloca em envelopes e entrega pronto ao correio encaminhar para cada correntista. A LBM trabalha fortemente para o setor de transportes públicos de todo o país, como por exemplo, o METRO de São Paulo e Grande São Paulo e para 80% de toda a rede hoteleira nacional espalhada pelo Brasil. Basicamente para os hotéis são confeccionados os cartões magnéticos que abrem as portas e acendem as luzes dos apartamentos. Clubes de futebol também estão na lista de clientes da LBM, com a fabricação de cartões personalizados dos clubes para os seus associados. Na área da Saúde uma das maiores cooperativas do país do país, é cliente da LBM. Operadoras de celular estão entre os clientes, onde a LBM produz 2 milhões de cartões para essas empresas.

                                                   Máquinas e Equipamentos
Os equipamentos da LBM impressionam pela tecnologia e pelo tamanho reduzido de cada máquina comparados com a eficiência e desempenho das mesmas. Em todas as dependências da fábrica, passam tubulações de ar comprimido para o resfriamento de moldes e peças e que para tanto, compressores de grande porte estão instalados em um local próprio. Além dos equipamentos que estão sendo transferidos de Diadema, outros novos foram adquiridos e já estão em fase de testes em Dourado. Apenas uma das máquinas, de fabricação alemã, tem um custo de 1 milhão de Euros, cerca de R$ 3,5 milhões. Somente duas empresas no Brasil possuem máquinas do tipo. Para se ter uma ideia, uma das máquinas, corta 25 mil cartões por hora. 

                                                                                    Os cartões
Todo o trabalho de impressão é realizado em Offset(A impressão offset é um processo plano gráfico cuja essência consiste em repulsão entre água e gordura (tinta gordurosa). Todo o material recortado de descarte é reaproveitado, reciclado e novamente utilizado. “Nada se perde durante o processo de fabricação”, disse Martem. Um cartão tem a espessura de 0,76mm. O “polisan” é um cristal que protege o cartão e o nome vem de POLI de cristal e SAN de sanduiche. Máquinas próprias testam a durabilidade do cartão, bem como a elasticidade e a torção, garantindo a qualidade e a resistência do produto acabado. Cartões aleatoriamente escolhidos passam centenas de vezes por esse teste.

Segurança
A LBM projetou no novo prédio em Dourado um esquema com total segurança que vai desde a chegada de matérias primas, onde não há o contato do fornecedor com a área de fabricação, até cada etapa do processo de fabricação dos produtos.

Área comercial
A LBM possui uma área comercial atuante composta por 5 pessoas que estão permanentemente em contato com seus clientes e também na busca de novos mercados.

Contratação
A contratação de funcionários para a empresa passa primeiramente pela avaliação da Luciana, esposa do Marten, que é uma das diretoras da empresa. Após esse primeiro contato, uma psicóloga entrevista os candidatos, passando por avaliação de acordo com cada necessidade, que tem por finalidade testar produtividade, capacidade e raciocínio para as diversas funções.

Faturamento
Atualmente a LBA tem um faturamento mensal em torno de R$ 1,5 milhão. A LBM está entre as 3 maiores empresas de Dourado em faturamento.

Um comentário:

Aline disse...

Sabe me informar como faço pra entregar curriculum na empresa?