quinta-feira, 16 de março de 2017

Saúde de Ribeirão Bonito ganha espaço nos meios de comunicação regional

É preocupante a situação da área da Saúde de Ribeirão Bonito. Desde o início de sua gestão, o prefeito Chiquinho Campaner(PSDB), deixou claro que iria economizar 35% nos gastos que o município tem com os diversos setores, incluindo a saúde. Algumas medidas foram tomadas nessa área e que gerou muita polêmica, a demissão de 18 funcionários,  3 médicos e 3 dentistas. A prefeitura, a Santa Casa e o Ministério Público do Trabalho elaboraram um TAC - Termo de Ajustamento de Conduta. Pelas contas, a prefeitura terá que desembolsar algo próximo a R$ 700 mil, para liquidar essa fatura. Isso não quer dizer que os demitidos não possam no futuro, reclamar de seus direitos, mesmo tendo assinado e concordado com o TAC. 

Continuando com o projetado, o prefeito está no caminho dos tais 35% de economia. Dois PSFs foram fechados. O que não se sabe, é até onde esse corte poderá prejudicar uma das áreas mais importantes do município, que é a saúde. É inegável que há um descontentamento quase que generalizado de funcionários e servidores. Esse descontentamento está contaminando a população, pois há muita reclamação da falta de médicos e de remédios na cidade. 

 Vejamos alguns aspectos atuais da saúde de Ribeirão Bonito:
- A Secretária da Saúde Regina Cano, encaminhou à prefeitura uma carta de demissão do cargo e voltou ao seu posto de enfermeira padrão. Até o momento não há informação de nova nomeação para o cargo. Quem atendeu a EPTV foi o Coordenador de Obras do Município.

- Três médicos e três dentistas foram demitidos. Outros 18 funcionários da saúde tiveram o mesmo caminho: demissão. Um Termo de Ajustamento de Conduta está tramitando no Ministério Público do Trabalho.

- Dois postos de PSFs - Programa da Saúde, foram fechados.

- Médicos plantonistas não estariam recebendo pagamentos em dia.

- Matéria da EPTV mostra a falta de medicamentos na cidade.

- Santa Casa se mostra preocupada com atrasos de repasses.

PREFEITURA
O Blog do Ronco em conversa por telefone com o prefeito de Ribeirão Bonito Chiquinho Campaner, recentemente, disse que estaria cortando o necessário, deixando claro na oportunidade, que o setor não seria abalado. Fez questão em dizer que tem compromisso com a população da cidade, em atendê-la da melhor forma e adequadamente.

Nenhum comentário: