terça-feira, 7 de março de 2017

Ribeirão Bonito não estaria tratando a água que chega ao consumidor

Em sessão de câmara realizada ontem, segunda(6), o vereador Leandro Donizette Mascaro(DEM), disse em tema livre que segundo informação do setor de obras da prefeitura, o contrato com a empresa que vinha prestando serviços ao município no tratamento e manutenção da água que os consumidores recebem em suas residências não teria sido renovado.

A seguir o que foi discutido na tribuna da câmara pelos vereadores sobre o assunto.

Leandro Mascaro: "Quanto ao tratamento da água de Ribeirão Bonito, segundo informações que nós tivemos do Departamento de Obras, a empresa que fazia o tratamento, não foi renovado o contrato com ele, mas o contrato não foi renovado...e eles estão aí...resolvendo o problema, tá? Acredito que de 20 a 30 dias estão contratando uma outra empresa para fazer o tratamento, a análise de água e tudo tem que se normalizar. Só espero que ninguém se contamine ou aconteça coisa até lá.

Manoelito da Silva Gomes(DEM): Concede um aparte vereador?

Leandro Mascaro: Pode falar vereador.

Manoelito: Pelo que eu entendi está sem água tratada de 20 a 30 dias?

Leandro: É o que você entendeu e é o que nós recebemos de informação.

Manoelito: Ah..Inaceitável, inaceitável. Amanhã mesmo temos que procurar rapidamente, não pode esperar. Se alguém contaminar? Se alguém deu problema? A gente tem que evitar esse problema. Não tem que deixar vencer o contrato de tratamento de água, isso sim é utilidade pública. É, se venceu tinha que ser pensado lá atrás. Seja esse prefeito, seja o outro prefeito. Alguém tem que  responder por isso. Muita gente de Ribeirão Bonito utiliza a água da torneira para consumo...

Nesse momento o vereador Eraldo Chiavoloni(DEM)(foto à direita) pede um aparte.

José Eraldo Chiavoloni: Fui testemunha hoje, eu vi ...não vou citar nome que fica deselegante. Um funcionário do município pegar 5 litros de cloro, eram 8 horas da manhã e foram lá para a represa. Me convidaram para ir...não vou....Pegaram 5 litros de cloro e foram para represa.

Outro vereador que também se utilizou da tribuna para falar do problema da água foi Valdinei de Oliveira(DEM), que se mostrou muito preocupado com a situação. O parlamentar disse que foi questionado por um pedreiro que teria peguntado o que estava acontecendo com água que não estava sendo tratada.

Após esse questionamento Valdinei solicitou à funcionária da prefeitura que encaminhasse oficio à prefeitura requerendo as análises da água do município, dos últimos 6 meses.

Não contente, o vereador esteve na Vigilância Sanitária com outros parlamentares questionando a responsável pelo setor, que claramente teria dito que análises do Instituto Adolfo Lutz comprovariam a existência de coliformes fecais e que os laudos poderiam ser encaminhados mediante pedido em ofício.

Em uma outra etapa de averiguação, o vereador  Valdinei esteve com o coordenador de obras da prefeitura, Eduardo Martins que explicou o que ocorreu com a empresa prestadora de serviços e a prefeitura(em áudio no site da câmara).

O que teria ficado claro para os vereadores que estiveram fiscalizando o problema, é que nos meses de janeiro e fevereiro de 2017, não teria havido o devido tratamento da água da cidade.

Continuando no tema livre, Valdinei disse: "Não aceito que fique 2 meses sem tratamento e mais 1(mês)", referindo-se à demora em se fazer uma nova licitação para a contratação de outra empresa especializada.

...e se acontece de haver uma epidemia? ...eu não vou tomar água com fezes meu amigo, eu não vou fazer isso e não quero que ninguém faça", disse o parlamentar

De acordo com o vereador Valdinei de Olivbeira, tudo que for preciso para elucidar o caso será feito e será cobrada a solução.

Por volta das 17h00 desta terça(7), alguns vereadores se reuniram com o prefeito Chiquinho campaner(PSDB). (Estaremos postando o resultado dessa reunião)

O Blog do Ronco tentou contato nesta terça(6) por duas vezes com a responsável pela Vigilância Sanitária do Município, sem sucesso. 

Fotos: Site do TRE-SP
Transcrição e degravação de áudio de trechos da sessão de câmara, que está disponível no site da Câmara de Ribeirão Bonito.

Nenhum comentário: