quinta-feira, 23 de março de 2017

Qual a Ribeirão Bonito que queremos???

Sergio Ronco
As esperanças com um novo governo que pudesse dar ritmo ao progresso de Ribeirão Bonito estão se perdendo aos pouco de forma muito complicada, mesmo sabendo que todo inicio de administração sempre é difícil e morosa. Chiquinho Campaner disse em uma entrevista à Radio BJ, em janeiro, que o erro da administração anterior foi ter mantido o grupo do antecessor, referindo-se, aos cargos de confiança e secretariado. Devagar, está trazendo de volta, um a um.

Chegamos aos 80 dias de nova gestão e os problemas se acumulam com atitudes tomadas pelo chefe do Executivo que surpreendem até mesmo àqueles que torciam e votaram na chapa vencedora.

A área da saúde talvez seja a mais atingida, com demissões em massa, deixando um passivo de mais de R$ 700 para indenizações. O CEM – Centro de Especialidades Médicas já não é a mesma de governos anteriores. Faltam profissionais médicos em várias especialidades. Atraso em pagamentos dos que ficaram também tem ocorrido. Há um desestímulo visível nessa área. Recentemente o prefeito chamou a ex-secretária de saúde Maria Eliza Alboléia para assumir a vaga deixada pela Regina Cano que fez de tudo para que houvesse um setor produtivo, competente e incentivado. Não foi possível. Regina, muito elogiada por todos,  voltou ao seu cargo de origem, como enfermeira padrão.

Maria Eliza é tarimbada e conhece bem a saúde da cidade. Tem bom trâmite em esferas superiores, é calma, se comunica bem e já mostrou sua competência. Cabe a ela, nesse momento, ser a mediadora entre os médicos, dentistas, fisioterapeutas, enfermeiros(as) e demais servidores e do outro lado, o prefeito, na tentativa de acalmar a classe e lutar pelo grupo. Não é tarefa fácil, sabendo que Chiquinho Campaner, dito pelo próprio em entrevista é teimoso.

Chiquinho disse que está administrando uma massa falida, e essa massa é Ribeirão Bonito. Levando-se em conta que esse fato é verdadeiro, cabe ao chefe maior, o papel fundamental de dialogar, ter o máximo de transparência em suas atitudes, mostrando a todos o projeto que tem para que a cidade possa se recuperar dessa dita falência.  Dissemos recentemente que seria inteligente a realização de uma audiência Pública com a participação de toda a sociedade para que todos pudessem entender o que está ocorrendo em Ribeirão Bonito. Seria ótimo sabermos como o Chiquinho pegou a prefeitura, detalhadamente. Muitas vezes, a situação é realmente muito difícil e a população não imagina o quanto.

Um dos seus assessores de confiança e mais próximos é o Edmo Marchetti, pessoa que poderia contribuir para minimizar os problemas, agregar e somar no sentido de aparar as arestas existentes. Sinceramente, não é o que vejo e ouço. Comentários variados não são favoráveis ao chefe de gabinete, no que se refere a relacionamentos e atitudes. Vale dizer que Edmo tem todo o apoio do prefeito e dizem que Chiquinho ouve muito o que Marchetti diz. 

Ainda está recente na memória de toda a população, daquele depoimento em que iria dispensar aposentados, pois os jovens necessitariam muito mais de empregos. Eu pergunto se realmente foi o que ocorreu.

Coletores de lixo, água sem tratamento adequado por longo período, Ministério Público apurando possíveis irregularidades em seu governo, falta de medicamentos, demissões em massa, atraso em pagamentos na área da saúde, cidade ainda necessitando de asfalto(parece que está a caminho essa operação de recuperação). Tudo isso desgastou demais o prefeito Campaner nesses 80 dias. Sem contar que Dagmar Blota que trabalhou incansavelmente em sua campanha, se afastou e mostra que não está nada contente com o que vem acontecendo, deixando a transparecer que não seria esse tipo de administração que estava programada para a cidade.

O vice prefeito Nanado, parece que também não concorda com o ritmo e as ações impostas pelo chefe do município. Outro que acabou caindo, foi Marcel Rofeal, que lutou pra que a chapa fosse eleita. Foi trabalhar e recebeu a notícia de que seria exonerado. Não quis conversa com o prefeito e aceitou a informação de um funcionário que recebeu a incumbência de escrever a carta de demissão. Nesta semana, redigiu um “texto bomba”, no qual diz  que Chiquinho Campaner teria dossiê contra alguns vereadores, o que o próprio Chiquinho desmente.

Na câmara, pelo que pude perceber em sessão passada, ainda a confiança é solidaria ao prefeito. Quatro denuncias de possíveis irregularidades da administração atual foram protocoladas no legislativo. O presidente Dimas Lima comunicou aos colegas, três delas, pois a quarta ainda não havia chegado à casa. Resta saber como agirão os parlamentares.
Seria exagero dizer que a cidade tem dois governos, ou um governo paralelo. Mas é nítida a movimentação de um grupo que já apoiou o prefeito e que agora pensa totalmente diferente. Esse grupo tem força política, é uma verdadeira queda de braço. Chiquinho é inteligente o bastante para perceber isso tudo.

Continuamos torcendo para que o prefeito Campaner reverta essa situação de desconfiança que se abateu em boa parte da cidade. Capacidade para tanto, sabemos que tem. Quem sabe daqui pra frente, a cidade se mostre mais colorida e menos nebulosa.

Garry Kasparov X Anatoly Karpov, foram dois dos maiores enxadristas do mundo. Por aqui, guardando as devidas proporções, existe um jogo de xadrez e bem disputado por dois grupos distintos, só não vê e não percebe, quem não quer.

3 comentários:

Celia disse...

Infelizmente, o atual cenário traz:
- desesperança, desconfiança, descrença e muita tristeza em ver o buraco só aumentando...
E esse buraco, não é no asfalto não. É outro!

Que triste, ainda tem mais 3 anos e 8 meses!

Luiz Arnaldo Lucato - Nanado disse...


Boa tarde Sérgio, tudo bem?
Preciso fazer um esclarecimento: Eu só me afastei da participação direta da administração municipal porque não concordei com determinadas decisões administrativas que o prefeito tomou, apesar das advertências e orientações jurídicas que lhe foram passadas.
Não creio que exista "governo paralelo", "queda de braço" ou "jogo de xadrez". Existem, sim, divergências quanto às decisões tomadas e quanto à maneira de se conduzir a administração.
Continuo À DISPOSIÇÃO DO MUNICÍPIO.
Abraço.
"

Maria Alice disse...

Ótimo texto que reflete o que ocorre. Torcemos sim para que possa ser revertido como vc falou.