sexta-feira, 31 de março de 2017

Provedor da Santa Casa se reúne com vereadores de Ribeirão Bonito

7 vereadores atenderam ao chamado do provedor da Santa Casa de Ribeirão Bonito
Marcel Rofeal - Provedor da Santa Casa de Ribeirão Bonito

O provedor da Santa Casa de Ribeirão Bonito esteve reunido com 7 dos nove vereadores da cidade, ausentes apenas Nelson de Sousa e João Victor, para tratar de assuntos referentes à entidade. Na oportunidade, estava presente também o advogado Leandro de Almeida Prado que além de chefiar o departamento jurídico da prefeitura, assessora a Santa Casa.

Marcel iniciou sua fala contando um pouco de seu vínculo com a entidade, uma vez que sua mãe trabalhou na Santa Casa por quase 30 anos. "Tenho um carinho especial pelo nosso hospital", disse Marcel ao Blog do Ronco.

Atentos a cada palavra dita por Marcel os vereadores acompanharam  toda a explanação feita pelo provedor que se mostrou firme, como quem teria estudado a fundo não só os problemas atuais que atingem a Santa Casa como todo um passado contábil recente da entidade. Para Marcel o "rombo" nas finanças poderá ultrapassar a R$ 1 milhão, verba essa que deveria ter chegado aos cofres da entidade e que por motivos que deverão ser levantados por uma possível auditoria, revelar o por que a entidade se encontra em tamanha dificuldade.

Marcel foi crítico ao afirmar que desde que assumiu a provedoria interina, procurou estabelecer um diálogo aberto com o prefeito Chiquinho Campaner(PSDB), mas que não sentiu a mesma disposição do chefe do Executivo. Para Marcel, os atrasos no repasse contratual via prefeitura à entidade é sempre feito de forma atrasada, o que acaba comprometendo todo o trabalho projetado para o bom andamento dos trabalhos.
Vereador Eraldo Chiavoloni(DEM) apoia a realização de auditoria

Diante de uma pergunta feita pelo vereador Eraldo Chiavoloni(DEM), o que o provedor achava da administração da Santa Casa de 2008 até os dias atuais, Marcel respondeu que há muita falta de informação e que muitas decisões haviam sido tomadas sem o devido registro oficial e que muitos valores não estariam devidamente detalhados, como foram aplicados e como foram recebidos e que por essa razão reforçaria o pedido de apoio para uma auditoria que pudesse desvendar a realidade contábil. "Para nós é muito importante saber onde foi parar cada centavo", disse Marcel.

Eraldo Chiavoloni propôs realizar uma nova reunião colocando à mesa todos os envolvidos para a solução dos problemas. Para o parlamentar o prefeito, os vereadores, o conselho de administração a diretoria, a ex-secretária da saúde deverão estar nessa reunião devidamente registrada em ata.

O advogado Leandro de Almeida Prado(foto à esquerda) disse que a intenção do Marcel como provedor é solicitar a ajuda do legislativo para reforçar junto ao prefeito a necessidade de se obter em dia os repasses firmados em contrato para não prejudicar a entidade. "Na verdade houve um rompimento da Santa Casa, Saúde e Executivo", disse Leandro que julga importante a tentativa de novo diálogo com o prefeito Chiquinho Campaner e demais pessoas envolvidas na área da saúde.
Vereadores ouvem atentamente o relato feito pelo provedor  Marcel

Eraldo disse que apoia uma auditoria desde que seja revelada as "coisas erradas que se passou". "Vamos achar um profissional que faça uma auditoria transparente, honesta, sem prejudicar ninguém e mostrar a verdade para o povo", disse o vereador.

Marcel disse aos vereadores que houve um rompimento nas conversas com o prefeito, desde o último dia 16 de março, e que segundo o provedor, o prefeito teria maltratado duas funcionárias da entidade.  Após esse fato, Marcel disse que o prefeito nunca mais quis diálogo com a Santa Casa. "Não é falta de procurar trazer à mesa o prefeito para as discussões da Santa Casa", disse Marcel.
Uma nova reunião ficou acordada entre os participantes

O Presidente da Câmara Dimas Tadeu Lima apoiou a iniciativa do provedor em realizar uma auditoria e levantar os números da entidade. "Isso daqui foi um cabide de emprego de várias gestões, eu sei de coisas que foram compradas sem licitação de lá pra cá, para passar pela prefeitura para poder suprir bairros e votos...eu quero descobrir os números que estão aí", disse Dimas Lima.
O presidente Dimas Tadeu Lima(à esquerda) disse que a entidade serviu de cabide de emprego no passado.

Assuntos relacionados aos médicos foram discutidos em quase duas horas de reunião. O áudio gravado pelo Blog do Ronco de toda a discussão dessa reunião será entregue ao provedor da Santa Casa, Marcel Rofeal.

De maneira geral,  um entendimento ficou acordado com o provedor, advogado, e vereadores de que uma nova reunião deva ser realizada com a presença do prefeito e demais pessoas envolvidas na Saúde para a solução dos problemas que atingem a Santa Casa.
Fotos: Ronco

Um comentário:

JP disse...

Cabide de emprego.
A mesma coisa acontece na SC de Dourado..Mas ninguém investiga!!!