segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Pelo menos 50 túmulos são alvos de furtos em cemitério de Dourado, SP

Placas, crucifixos e outros acessórios de bronze estão sendo roubados de túmulos em pelo menos três cidades da região. Em Dourado (SP), mais de 50 sepulturas foram roubadas no último fim de semana. Em Descalvado, Ribeirão Bonito e no distrito de Guarapiranga, os cemitérios também foram invadidos e varias peças foram levadas, além de túmulos que foram violados por ladrões que procuravam joias e dentes de ouro.
Reprodução:EPTV

Dourado

A tristeza de visitar os entes queridos, fica ainda maior quando os familiares e amigos chegam ao cemitério e vêem o descaso.

Em Dourado, os ladrões levaram placas, crucifixos, vasos e até alças das tampas. Para a viúva Ana de Fátima Mascaro, falta fiscalização no cemitério.

“Tem uns muros quebrados, precisa arrumar. Tem que cuidar um pouquinho do cemitério, porque a gente chega e machuca ver essa cena, ver uma pessoa invadir uma coisa que é ‘sagrada’. Nem os mortos mais tem sossego”, desabafou.
Os invasores pularam o muro e fugiram pelo mesmo lugar. O zelador do cemitério, João Aparecido Fábrega, percebeu o que tinha acontecido assim que chegou para trabalhar, porque os ladrões deixaram algumas peças pelo caminho.
“Hora que vim para abrir os portoes do fundo, já vi coisa diferente no cemitério. Aí, comecei a rodar e vi que vários tumulos tinham sido furtados. Foi a primeira vez que vi isso”, contou.
Providências

A Prefeitura de Dourado registrou um boletim de ocorrência e conta com a ajuda da população para encontrar os bandidos. “A gente decidiu dar publicidade ao que aconteceu e espera que quem for receptar esses objetos, denuncie, porque não é comum uma pessoa aparecer com um monte de placas de cemitério de bronze para vender”, disse o chefe de gabinete, Edivaldo Rossetto.



A administração também informou que está estudando a implantação da Guarda Municipal na cidade, além de colocar um vigilante noturno.
Região
Outras cidades passam por situação parecida. Em Ribeirão Bonito (SP), os dois cemitérios sofrem com invasões e atos de vandalismo. O que fica localizado no distrito de Guarapiranga, os túmulos foram violados por ladrões que procuraram joias e dentes de ouro.
A Prefeitura de Ribeirão Bonito informou que irá implantar a Guarda Civil que será responsável pela ronda. O edital de licitação para realizar o concurso público está em elaboração.

Já em Descalvado (SP), o cemitério foi invadido e várias peças de bronze também foram levadas. A Prefeitura de Descalvado disse que irá instalar duas lâmpadas potentes para iluminar a entrada principal do cemitério e também irá pedir o apoio da polícia militar, para que faça rondas nas proximidades.(EPTV).

Nenhum comentário: