terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Não deixe de ler, você poderá precisar dos trabalhos deles...

Sergio Ronco 
Este é um texto que talvez deixe de ser interessante para muitos, afinal não vamos falar de corruptos, de ladrões, de políticos safados e incompetentes etc...etc...

Muito bem, eu pergunto a você: tem carro? Dirigi pelas ruas e estradas? Dirige de dia e a noite?. Eu digo que ninguém está livre de sofrer acidentes, não é verdade?
            Cinco bombeiros em cima do caminhão e um deles no apoio no chão

Por que estou dizendo isso tudo. Ontem, segunda-feira(5), estava chegando em Ribeirão Bonito por volta das 18h30, e deparei com um acidente debaixo da ponte do trevo da cidade. Logo percebi que se tratava de acidente com caminhão carregado com ração, haja vista que o mesmo estava tombado lateralmente sobre o barranco. A movimentação de PMs e de profissionais da saúde nos davam sinais de uma certa gravidade.

Perguntando a um policial, o mesmo nos informou que o motorista estava preso entre as ferragens na cabine e que o Corpo de Bombeiros de São Carlos havia sido acionado.

É claro que para chegar até Ribeirão Bonito, por conta dos 50 quilômetros que separam as duas cidades, demorou um pouco e nem poderia ser diferente.

Uma viatura dos bombeiros chegou com seis integrantes e logo foram se posicionando sob as ordens de um comandante.  A rapidez na preparação da operação de resgate do motorista foi impressionante. O comandante conversou com uma médica presente, para saber as condições do acidentado e em minutos, cinco deles já estavam em cima da cabine do caminhão e um no chão continuando com os preparativos de apoio aos demais, com ferramentas, cordas, cabo de aço, gerador de energia para equipamentos cortantes, espaçador, desbloqueadores etc.

De início os bombeiros já visualizaram a dificuldade que teriam pela frente, pois o motorista estava literalmente preso entre ferragens, painel e a coluna de direção.

Foi uma tarefa difícil e demorada, por mais de 3 horas os profissionais se empenharam ao máximo com um único objetivo, tirar daquele local o motorista com todo o cuidado que a operação exigia.
Trabalho exaustivo dos bombeiros

Em  momento algum durante o resgate, os bombeiros descansaram. De vez em quando pediam água para tomar e também para se refrescar, pois a roupa de proteção que vestiam, com toda certeza esquentava e muito.

Em certo momento, o soldado Cruz, se colocou de ponta cabeça na cabine e lá ficou por um tempo considerável. É claro que estava bem preparado para isso, caso contrário não ficaria todo aquele tempo daquela forma.
Vejam na foto, a posição do soldado Cruz, de ponta cabeça
A cabine do caminhão foi cortada aos pedaços. A porta arrancada.

O caminhão foi se desintegrando pedaço a pedaço com o uso de equipamentos cortantes, de acordo com a necessidade que tinham em abrir espaço para tirar  o motorista dali. "Não há condições de expandir a cabine, pois ela está apoiada no barranco", disse um dos bombeiros.

O trabalho era minucioso e de risco, pois da forma em que se encontrava o motorista, abraçado às ferragens, qualquer erro poderia comprometer a saúde do acidentado e complicar ainda mais a situação.
A noite, o trabalho não parou

A noite chegou e o trabalho não parou. "falta pouco", disse um bombeiro. E eu respirei aliviado, pois imaginava a todo momento o desespero do motorista.

Ao final de mais de 3 horas, o motorista foi retirado, parecia estar bem, consciente e mexendo os pés. Após ser encaminhado à ambulância do resgate, os bombeiros tiraram os casacos de proteção que vestiam por cima  de camisetas, momento em que percebi que se torcessem suas camisetas, encheriam um balde com suor.
Enfim, o motorista foi retirado e aparentemente estava bem, apesar de mais de 4 horas naquela posição de perigo.

Ficou para mim a imagem de bravura realizada por esses rapazes fantásticos, competentes e corajosos. Quando você cruzar com um soldado do corpo de bombeiros, não tenha vergonha, bata continência a ele.

Fotos: Ronco

3 comentários:

Unknown disse...

Parabéns a guarnições...

Vera Cerazi disse...

São uns verdadeiros heróis , merecem toda nossa admiração e respeito !!!

Marcelo do Prado disse...

Com certeza ronco, esses são o que há de melhor nesse Brasil....
Diante de tanta canalhice dos governantes eles trazem um pouco da esperança para nossa população...Parabéns a esses bravos soldados...