quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Cratera de 3 metros se abre embaixo de residência em Ribeirão Bonito, SP

EPTV
Morador reclama dos transtornos; reparo será feito em até 40 dias. Buraco se formou após o rompimento da tubulação de galeria fluvial.


Buraco de mais de três metros abriu embaixo de casa em Ribeirão Bonito(Foto:Wilson Aielo)(EPTV)

Uma cratera de mais de três metros abriu embaixo de uma casa e está causando transtornos ao funcionário público André Lucato, em Ribeirão Bonito (SP). O local teve que ser interditado há 15 dias. A prefeitura informou que o serviço de reparo será feito em até 40 dias.

O imóvel fica em cima de uma galeria fluvial feita para escoar a água de um rio. Após uma chuva forte, parte da tubulação rompeu e o subsolo desabou. Segundo o morador, não foi a primeira vez que isso aconteceu.

“Vários pontos já desabaram, inclusive dentro de casa, no quintal, na casa dos vizinhos de cima e na frente da rua. Todos os casos passados sempre o poder público atendeu, imediatamente e até preventivamente, mas dessa vez tem perigo de cair a casa e ninguém fez nada
Funcionário público entra em cratera em casa em Ribeirão Bonito(Foto:Wilson Aielo)(EPTV)

Liminar obriga obra
Pedras enormes foram retiradas do buraco e apenas barras de ferro de madeira estão sustentando a construção, que fica no centro da cidade. O piso da área de serviço está rachado. Depois de procurar a prefeitura e ser informado que a obra não seria feita por falta de dinheiro, Lucato entrou na Justiça e conseguiu uma liminar para que o serviço seja feito em até 40 dias

“Veio uma empresa na sexta-feira, contratada por eles, mas esse escoramento é provisório, teria que ser feita a obra de contenção do alicerce definitivamente, o aterramento e conserto da galeria. Se der uma chuva forte vai tirar mais terra”, disse o funcionário público.

Na oficina do aposentado Antonio Carlos Caron parte do subsolo também cedeu há quatro anos. Na época, a prefeitura fez o reparo. “A manutenção seria ideal porque se começa a obstruir ou cair pedra já acerta e fica pronto. A água que desce aqui é demais, tem muita força. A cada seis meses tinha que fazer manutenção, mas faz quatro anos que não fazem”, contou.
 André Lucato sendo entrevistado pela EPTV

Retorno
A Secretaria de Planejamento, Obras e Serviços Públicos de Ribeirão Bonito informou que fez o escoramento do imóvel para evitar que a situação se agrave e que as obras para reconstrução da galeria e conserto da fundação da casa devem começar nessa semana. Segundo a prefeitura, dentro de 40 dias será feita a manutenção de toda a galeria.
Fonte: EPTV

Nenhum comentário: