sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Corte na Merenda Escolar não irá alterar os parâmetros nutricionais, diz nutricionista.

"Corte na merenda escolar não alterará sua qualidade nutricional"

                                                                       Marcelle Elias
   
Ribeirão Bonito
A polêmica sobre corte na área da Educação se seu em função do anúncio do prefeito de Ribeirão Bonito Chiquinho Campaner(PSDB) em continuar com o plano de corte de gastos gerais da ordem de 35%. A Saúde já experimentou a tesoura do chefe do Executivo, agora chegou a vez da Educação. Conforme noticiado, algumas medidas estão sendo tomadas nessa área e que de certa forma acabou desagradando a algumas pessoas, gerando comentários nas redes sociais.

Merenda Escolar
O Blog do Ronco esteve hoje, sexta(3) no Departamento de Educação onde fomos recebidos pela nutricionista Marcelle Elias, que há 13 anos é responsável pela merenda servida nas escolas de Ribeirão Bonito. A merenda também está passando por uma reformulação, porém antes de tudo, é bom ressaltar que todos os alunos das 10 escolas estão recebendo alimentação de qualidade e com níveis nutricionais satisfatórios, segundo Marcelle.

 “ Nutricionalmente  não causa nenhum dano para as crianças”, disse Marcelle Elias.

Na realidade por determinação do prefeito Chiquinho, foi cortado da Merenda Escolar: o peixe(filé de merluza), a coxinha e o bife(patinho), sendo que este último item não estava sendo servido desde julho de 2016 por conta de economia da administração anterior.

Ribeirão Bonito atualmente possui 4 Creches e 6 Escolas, sendo uma delas estadual e as demais municipais. As crianças das creches em idade de 4 meses até 5 anos e meio recebem 4 refeições nos seguintes horários: Café da manhã às 6h50, Almoço às 9h30, Lanche da tarde às 12h30 e jantar às15h00. Quanto aos horários atuais, Marcelle quer propor ao prefeito alguma alteração. As merendas são todas individualizadas levando-se em conta a idade do aluno e o índice aquisitivo de poder econômico de cada comunidade. As demais escolas recebem 3 refeições, café da manhã, almoço e janta. A rede municipal de ensino e a única escola estadual, atendem atualmente a cerca de 2.500 alunos.

No ano passado foi gasto com merenda escolar no município próximo a R$ 500 mil, sendo que desse total, uma parte veio dos cofres da união como ajuda de custo, em torno de R$ 160 mil.  A cozinha(equipamentos) é bancada pelo Estado, porém alguns deles acabam quebrando e a reposição normalmente é feita com recursos próprios, o que acaba onerando mais ainda o município.

A licitação para compra de mantimentos era feita anualmente e agora o prefeito Campaner quer que seja realizada trimestralmente, prevendo um maior controle dos produtos com melhor adequação no preparo das merendas. Quase que a totalidade dos produtos são adquiridos no próprio município.

O que vem causando comentários e até mesmo certa polêmica, foi o corte ordenado pelo prefeito Chiquinho Campaner quanto a disponibilidade de merenda escolar para funcionários e professores, que há anos estava sendo servida para aqueles que quisessem. Ocorre que a legislação é clara quanto à exclusividade dessa merenda, prevendo apenas e tão somente, para: alunos da educação infantil, do ensino fundamental, da educação indígena e alunos da educação especial matriculados em escolas públicas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Se bem que não eram todos que se utilizavam da Merenda Escolar, mesmo sendo dessa forma, calcula-se uma economia em torno de 20%.
 
Insistimos com a nutricionista Marcelle quanto aos cortes feitos de alguns alimentos para os estudantes e a profissional nos garantiu que não haverá problemas. Marcelle citou ainda um outro fato, de que todo suco que é servido para os alunos, são naturais, preservando dessa forma todas as vitaminas e sais minerais. 

Ainda de acordo com a nutricionista, 4 tipos de carnes continuarão sendo servidas, o que garante o índice proteico da merenda disponibilizada. Atualmente está sendo servido: frutas diversas, legumes, verduras, carnes, massas e seus temperos.

Marcelle comentou que é realizada inspeções frequentes na Merenda Escolar por parte da vigilância sanitária, do tribunal de contas e do Conselho Regional de Nutrição. 

“A minha preocupação é com as crianças, a gente dá o que elas não têm”, disse Marcelle.

Está em estudos a unificação das cozinhas que hoje estão instaladas nas escolas, para uma cozinha piloto. A princípio o prefeito Chiquinho era contra, mas se curvou aos argumentos da nutricionista Marcelle que justificou o investimento.

Nenhum comentário: