segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Caminhão carregado de ração tomba no trevo de Ribeirão Bonito deixando o motorista ferido

Um caminhão com placas de São Carlos tombou debaixo da ponte do trevo de Ribeirão Bonito. O veículo trafegava na SP-215 sentido Dourado/Ribeirão Bonito. Ao descer a serra e ingressar no trevo, não conseguiu fazer a curva tombando do lado oposto da mão de direção.
Caminhão tombado no trevo de Ribeirão Bonito 

O acidente ocorreu às 18h30 de ontem, segunda(6). A PM e profissionais do PS da cidade chegaram logo ao local do acidente prestando os primeiros socorros.

O corpo de bombeiros de São Carlos foi acionado  e chegando ao local deparou com muita dificuldade para retirar o motorista de nome Givanildo, que estava entre as ferragens. "Não tem como acionarmos nossos equipamentos para expandir a cabine pois ela está justamente apoiada no barranco do lado do motorista", disse um bombeiro. 

Os seis bombeiros presentes ao acidente estiveram o tempo todo ocupado trabalhando em condições precárias, cortando aos poucos toda a carenagem da cabine do caminhão até chegar ao local onde se encontrava o motorista.
 Inicio dos trabalhos do Corpo de Bombeiros

As notícias que chegavam eram de que Givanildo estava consciente e passava bem, porém suas pernas estavam prensadas entre ferragens, coluna da direção e  painel.

Aos poucos, partes do interior do veículo foram sendo cortadas e descartadas: bancos, pedaços do painel, porta do lado contrário do motorista e restos de ferragens.
 Trabalho exaustivo do Corpo de Bombeiros

O trabalho foi exaustivo, pois até mesmo de ponta cabeça um dos bombeiros precisou trabalhar por um longo período.

Aguardando o trabalho dos bombeiros estavam médicos e enfermeiras de Ribeirão Bonito. A PM da cidade estava com duas viaturas e quatro policiais apoiando a operação de resgate.

A noite chegou e o trabalho continuava sob a iluminação de lanternas. "A barra de direção é nosso próximo desafio", disse um bombeiro.

Com muito cuidado os bombeiros foram afastando as ferragens

Um gerador de energia foi ligado para que os equipamentos cortantes pudessem funcionar. Do alto, pudemos notar que além de toda a dificuldade para cortar e descartar ferragens que estavam por cima do motorista e atrapalhavam o resgate, as duas pernas de Givanildo estavam comprimidas nas laterais com ferros retorcidos. Foi preciso com muito cuidado, afastar todo o emaranhado de ferros, erguer devagar as pernas de Gevanildo para continuar soltando mais latarias e outros objetos que estavam presos ao seu corpo.
 Inicio do resgate do motorista Givanildo


Por fim, após mais de 3 horas de trabalho, foi possível resgatar Givanildo, colocá-lo em uma maca, prontamente atendido por uma profissional médica do PS de Ribeirão Bonito com a ajuda de enfermeiras. A Ambulância do resgate seguiu pra a Santa Casa de São Carlos.
Ao ser resgatado, o motorista recebeu assistência médica
 Médica e enfermeiras prestam atendimento a Givanildo na ambulância
O estado em que ficou a cabine do caminhão, é possível imaginar a dificuldade dos integrantes do Corpo de Bombeiros para resgatar o motorista acidentado.

Nota do Ronco: Acompanhei todo o trabalho exaustivo dos seis integrantes do Corpo de Bombeiros. Impossível não se emocionar vendo a presteza, a competência e o amor pelo próximo. A esses rapazes, os meus cumprimentos e os meus respeitos.

Fotos: Ronco

Nenhum comentário: