sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Viva a pequena imprensa.

O papel da imprensa livre é importante e muitas vezes mais que isso, fundamental. Tenho dito que a pequena imprensa se difere da grande em vários aspectos, e o diferencial maior está literalmente ligado aos recursos financeiros recebidos pelas empresas jornalísticas de grande porte. Esse é, e será sempre o calcanhar de aquiles dos grandes jornais falado, televisado e escrito.

Não há independência em nenhum deles, dependendo diretamente de gordas verbas de seus patrocinadores, e aí, incluem-se os governos municipais, estaduais e federais Perder um patrocínio por criticar este ou aquele político é algo que a direção de qualquer empresa jornalística não vê com bons olhos.

A linha editorial da empresa dita as regras e elas tem que que ser seguidas a fundo. Vez ou outra deparamos com profissionais denunciando o "tapa-boca", o que é muito raro, porém acontece.

Quantas e quantas matérias produzidas todos os dias não chegam até o leitor, ouvinte ou telespectador, pois não passam pelo crivo dos editores e acabam caindo(jargão usado).

O bom é não ter o "rabo-preso" e  exercer a profissão livre de pressão e poder expressar o que pensa como manda o bom jornalismo. Infelizmente não é assim que funciona, por esse e outros motivos: Viva a pequena imprensa.

Nenhum comentário: