sábado, 17 de dezembro de 2016

Os desafios dos próximos prefeitos da Comarca de Ribeirão Bonito

Diplomados ontem, sexta(16), em cerimonia realizada no fórum de Ribeirão Bonito sob a direção dos trabalhos a cargo do Juiz Victor Trevizan Cove, os novos administradores dos municípios da comarca que integram as cidades de Ribeirão Bonito, Dourado, Boa Esperança do Sul e Trabiju, terão pela frente tarefas difíceis e com certeza, irão tomar medidas que deverão desagradar muito a população.

Prefeitos eleitos durante diplomação no Fórum de Ribeirão Bonito

A grave crise pelo que o país vem passando, a queda na arrecadação com a diminuição drástica da participação dos municípios no "bolo" de recursos federais e estaduais, farão dos prefeitos, administradores de cofres sem dinheiro. O único reeleito da comarca, é Juninho Rogante, prefeito de Dourado, que sabe exatamente o que fez nos 4 anos e o que fará nos próximos 4. Boa Esperança do Sul pelo que se sabe encontra-se em dificílima situação financeira. Trabiju volta a ser administrado por Juca Tavoni.

Ribeirão Bonito
Tomando por base Ribeirão Bonito, que somente na área da saúde consome mais que 1/3 da receita total do município, dá para se ter uma ideia do que Francisco José Campaner(PSDB), prefeito eleito, terá pela frente. Obras inacabadas, como o tratamento de esgoto da cidade, que seria prioridade no governo Paulo Veiga, está em plena deterioração. Esse é apenas um dos enormes problemas a serem enfrentados.

Passados 6 anos e nada de esgoto tratado

Em  junho de 2010 a empresa que ganhou a licitação para construir as lagoas de decantação na Estação de Tratamento de Esgoto de Ribeirão Bonito(ETE), dentro do programa “Água limpa” do Governo do Estado de São Paulo, iniciou os trabalhos de medição do terreno que foi desapropriado pela Prefeitura na gestão do então prefeito Paulo Gobato Veiga. A área onde abriga a obra, foi regularizada e o valor de desapropriação foi depositado judicialmente

A referida obra foi orçada em  R$ 2,78 milhões. Não se sabe o porque, colocaram a carroça na frente dos burros, pois as obras das lagoas de decantação e a estação de bombeamento ficaram prontas e os emissários não constavam no projeto e nem mesmo a área havia sido desapropriada para essa finalidade. O projeto foi encaminhado ao Palácio dos Bandeirantes posteriormente, e ficou na dependência de verbas adicionais. Segundo informação à época, o município não arcaria com nenhuma despesa nessa segunda fase, cabendo ao Governo do Estado total responsabilidade com 100% dos recursos.


Os anos se passaram e o que foi construído já sofre com  os prejuízos de uma obra parada , sem conclusão.. Vândalos agiram no local depredando e furtando parte do material ali instalado.   Para a impermeabilização das quatro lagoas de decantação foram  utilizadas lonas de PEAD  lisa e de cor azul, para evitar a infiltração do efluente parcialmente tratado no solo, o que poderia gerar contaminação tanto do próprio solo como de rios e afluentes próximos. Essas lonas caríssimas, já apresentam furos e rasgos.

Nem no governo Paulo Veiga e muito menos o de Wilson Forte, os emissários foram construídos, sobrando para Chiquinho Campaner mostrar sua competência e, definitivamente concluir a obra. Sabe-se nos bastidores que Chiquinho já está atrás desse prejuízo.

São inúmeros os problemas que deverão receber a atenção da administração Campaner. Até mesmo a falta de recebimento de contas de água preocupa a nova administração que deverá ser mais rígida na cobrança. Fala-se em algo em torno R$ 2 a 3 milhões.

Se olharmos para o estado de manutenção das ruas da cidade, não é exagero dizer que nunca esteve tão ruim. Buracos por toda parte, serviços de reparo em adutoras cujos buracos não foram tapados, complementando com  a própria limpeza da cidade que deixa a desejar.

Nunca na história da cidade, foi necessário intercalar a coleta de lixo residencial em dias alternados, pois bem, hoje é uma realidade.

Emissários do governo Campaner estão fazendo uma verdadeira cruzada na tentativa de baixar despesas com imóveis alugados, pleiteando descontos e abatimentos em função da queda nos recursos.

O Blog do Ronco ouviu de um integrante do grupo que administrará a cidade, que até mesmo em salários, há um certo consenso da necessidade da ajuda, cada qual dando sua cota-parte  de auxílio,  baixando a remuneração recebida para valores menores.

Chiquinho Campaner durante discurso de diplomação foi claro quando disse que algumas medidas terão sabor amargo e que poderão desagradar a população. Chiquinho não disse tais palavras sem o devido conhecimento do que herdará de Wilson Forte Junior. Com toda certeza, sabe exatamente o que está dizendo, haja vista o período de transição que vem sendo realizado pela nova equipe.
Chiquinho Campaner

Outro integrante da equipe prevê  a necessidade de uma auditoria para apresentar à população a realidade em que se encontra os números do município. Para fechar as contas sem maiores problemas, a atual administração está economizando no que pode, porém é visível e notória a insatisfação da população com os rumos tomados durante os 4 anos de gestão.

Conversando com um prestador de serviços da prefeitura, o mesmo disse que provavelmente Wilson Forte Junior fechará suas contas, no entanto,  entregará as chaves da prefeitura ao novo chefe do Executivo com os cofres raspados. 

Nenhum comentário: